Não foi gravado recentemente durante protesto antivacina no Canadá um vídeo que mostra veículos enfileirados e com luzes acesas à noite em uma estrada, como alegam postagens nas redes sociais (veja aqui). O registro foi feito em 2019 na Alemanha e exibe uma manifestação de agricultores contra a proibição de pesticidas e herbicidas.
Publicações com o conteúdo enganoso somavam centenas de compartilhamentos nesta segunda-feira (31) no Facebook e também são disseminadas no Twitter.
Canadá. Drone foi usado pra tentar mostrar o tamanho do protesto contra o passaporte sanitário dia 29/01/2022
Um vídeo em que tratores e outros veículos aparecem enfileirados e com luzes piscando à noite em uma estrada não mostra um protesto contra a exigência de passaporte da vacina contra a Covid-19 no Canadá. As imagens, na realidade, foram gravadas na Alemanha em novembro de 2019 durante uma manifestação de agricultores contrários à proibição de pesticidas e herbicidas.
Aos Fatos localizou as mesmas imagens em uma publicação na conta da emissora de rádio alemã Antenne Thüringen no YouTube, em 26 de novembro de 2019 (veja abaixo). Nela, é mencionado que se trata de um protesto de agricultores em Berlim, capital do país. Naquele dia, o registro também foi difundido em publicações no Twitter (confira aqui e aqui), que estimaram a presença de mais de 5 mil tratores no ato.
Em setembro daquele ano, a Alemanha anunciou a redução do uso de fertilizantes, pesticidas e inseticidas, além do banimento do agrotóxico glifosato até 2023, para conter a morte de insetos e a contaminação dos lençóis freáticos (confira aqui, aqui e aqui). A medida desagradou uma ala do agronegócio, segundo a Deutsche Welle.
O mesmo vídeo já foi usado em outra peça desinformativa, checada por Aos Fatos, que também falava ser um protesto contra o passaporte, só que na Alemanha.
Nos últimos dias, caminhoneiros protestaram contra o passaporte da vacina — como é chamado o comprovante da imunização contra a Covid-19 — no Canadá. Na sexta-feira (28), um comboio de caminhões partiu da província da Colúmbia Britânica e chegou no dia seguinte a Ottawa, capital do país (confira aqui e aqui).
A manifestação foi motivada pela decisão do governo canadense de impor uma quarentena de 14 dias aos caminhoneiros vindos dos EUA que não se vacinaram contra a doença.
Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.
De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.