🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo mostra protesto de agricultores na Alemanha, não ato antivacina no Canadá

Por Marco Faustino

31 de janeiro de 2022, 17h38

Não foi gravado recentemente durante protesto antivacina no Canadá um vídeo que mostra veículos enfileirados e com luzes acesas à noite em uma estrada, como alegam postagens nas redes sociais (veja aqui). O registro foi feito em 2019 na Alemanha e exibe uma manifestação de agricultores contra a proibição de pesticidas e herbicidas.

Publicações com o conteúdo enganoso somavam centenas de compartilhamentos nesta segunda-feira (31) no Facebook e também são disseminadas no Twitter.


Selo falso

Canadá. Drone foi usado pra tentar mostrar o tamanho do protesto contra o passaporte sanitário dia 29/01/2022

Vídeo mostra protesto de agricultores na Alemanha em 2019

Um vídeo em que tratores e outros veículos aparecem enfileirados e com luzes piscando à noite em uma estrada não mostra um protesto contra a exigência de passaporte da vacina contra a Covid-19 no Canadá. As imagens, na realidade, foram gravadas na Alemanha em novembro de 2019 durante uma manifestação de agricultores contrários à proibição de pesticidas e herbicidas.

Aos Fatos localizou as mesmas imagens em uma publicação na conta da emissora de rádio alemã Antenne Thüringen no YouTube, em 26 de novembro de 2019 (veja abaixo). Nela, é mencionado que se trata de um protesto de agricultores em Berlim, capital do país. Naquele dia, o registro também foi difundido em publicações no Twitter (confira aqui e aqui), que estimaram a presença de mais de 5 mil tratores no ato.

Em setembro daquele ano, a Alemanha anunciou a redução do uso de fertilizantes, pesticidas e inseticidas, além do banimento do agrotóxico glifosato até 2023, para conter a morte de insetos e a contaminação dos lençóis freáticos (confira aqui, aqui e aqui). A medida desagradou uma ala do agronegócio, segundo a Deutsche Welle.

O mesmo vídeo já foi usado em outra peça desinformativa, checada por Aos Fatos, que também falava ser um protesto contra o passaporte, só que na Alemanha.

Nos últimos dias, caminhoneiros protestaram contra o passaporte da vacina — como é chamado o comprovante da imunização contra a Covid-19 — no Canadá. Na sexta-feira (28), um comboio de caminhões partiu da província da Colúmbia Britânica e chegou no dia seguinte a Ottawa, capital do país (confira aqui e aqui).

A manifestação foi motivada pela decisão do governo canadense de impor uma quarentena de 14 dias aos caminhoneiros vindos dos EUA que não se vacinaram contra a doença.

Referências:

1. YouTube (Fontes 1, 2 e 3)
2. Twitter (Fontes 1, 2 e 3)
3. DW
4. NIUS
5. El Cronista
6. Aos Fatos
7. The Guardian


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.