🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Dezembro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo de bloqueio de estrada na Alemanha é antigo e não tem relação com passaporte da vacina

Por Marco Faustino

22 de dezembro de 2021, 10h18

Um vídeo que mostra milhares de tratores e veículos enfileirados numa estrada e com luzes piscando durante a noite vem sendo difundido nas redes sociais como se fosse de um protesto contra o passaporte da vacina contra a Covid-19 na Alemanha (veja aqui). Na verdade, as imagens são de 2019, antes, portanto, da pandemia, e registram uma manifestação de agricultores contra medidas de proteção ambiental que haviam sido adotadas na época pelo governo alemão.

O conteúdo enganoso acumulava centenas de compartilhamentos nesta quarta-feira (22) no Facebook.


Selo falso

Alemães protestam contra passaportes de vacinação bloqueando as entradas para Berlim com tratores e equipamentos agrícolas maiores ... é relatado que mais de 10.000 tratores bloquearam estradas.

Publicações nas redes sociais enganam ao difundir um vídeo que mostra tratores e veículos enfileirados em uma estrada, com as luzes piscando, como se fosse de um protesto na Alemanha contra o passaporte da vacina contra Covid-19, o que é falso. O registro foi feito em novembro de 2019 e mostra um protesto de agricultores contra a proibição de alguns pesticidas e herbicidas.

Por meio de busca reversa por frames do vídeo, Aos Fatos localizou as mesmas imagens em uma publicação na conta da emissora de rádio alemã Antenne Thüringen no YouTube, em 26 de novembro de 2019 (veja abaixo). Nela, é mencionado que se trata de um protesto de agricultores em Berlim, capital do país. No mesmo dia, o registro também foi difundido em publicações no Twitter (confira aqui e aqui), que estimaram a presença de 5.000 a 10 mil tratores no ato.

Em setembro daquele ano, o governo alemão anunciou uma série de medidas de proteção ao meio ambiente (confira aqui, aqui e aqui), entre elas a redução do uso de fertilizantes, pesticidas e inseticidas para conter a morte de insetos e a contaminação de lençóis freáticos , além do banimento do agrotóxico glifosato até 2023, o que desagradou a uma ala do agronegócio, segundo o canal de TV alemão Deutsche Welle.

Protestos recentes. Embora se trate de um vídeo antigo e sem relação com a pandemia, alemães têm saído às ruas de diversas cidades do país para protestar contra a exigência de passaporte vacinal, contra a imunização de crianças e a possibilidade de tornar obrigatória a vacinação. No sábado (18), o maior protesto ocorreu em Hamburgo e reuniu cerca de 8.000 manifestantes.

Esta peça de desinformação também foi checada pela AFP Checamos.

Referências:

1. YouTube
2. Twitter (Fontes 1 e 2)
3. DW (Fontes 1 e 2)
4. Nius Diario
5. Cronista


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.