Como funciona a parceria do Aos Fatos com o programa de verificação de desinformação da Meta

22 de novembro de 2021, 16h20

Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta desde maio de 2018. A parceria reúne dezenas de iniciativas independentes de checagem no mundo associadas à IFCN (International Fact-Checking Network) para combater a disseminação de desinformação na plataforma e também no Instagram.


Em resumo, o programa funciona assim:

1. Publicações orgânicas e pagas com informações potencialmente falsas são indicadas em uma ferramenta disponibilizada pela Meta e também rastreadas em monitoramentos independentes do Aos Fatos;

2. Uma vez confirmada que a publicação tem informações falsas ou distorcidas, Aos Fatos publica uma checagem, que é cadastrada na ferramenta da Meta junto aos posts que trazem o conteúdo enganoso;

3. Um aviso aparece sobre a publicação marcada e indica a presença de informações checadas como falsas ou parcialmente falsas. Todos os usuários que interagiram com o post recebem notificação similar e a visualização do conteúdo é reduzida no feed do Facebook ou do Instagram;

4. O publicador do conteúdo checado recebe uma notificação do Facebook ou do Instagram sobre a verificação. Nela, é indicada a possibilidade de reverter a punição, por meio de correção pública e apelação enviada diretamente ao Aos Fatos;

5. Página, grupo, usuário ou site recorrentemente marcado por Aos Fatos e outras iniciativas de checagem são punidos pelo Facebook e pelo Instagram com a redução da distribuição do conteúdo, perda da capacidade de monetizar publicações, de veicular anúncios e de se registrar como página de notícias.


A seguir, reunimos as principais dúvidas sobre a parceria:

Como são selecionados os conteúdos que são checados dentro da parceria?

A Meta disponibiliza uma ferramenta que compila publicações que são denunciadas por usuários da rede social e do Instagram como “notícia falsa” e outras selecionadas por machine learning. Na plataforma, a equipe do Aos Fatos faz varreduras diárias e seleciona conteúdos potencialmente enganosos para checagem seguindo critérios como alcance (compartilhamentos e interações) e relevância, dentro do que prevê a nossa metodologia.

A ferramenta da Meta permite ainda que Aos Fatos e outros veículos parceiros insiram publicações enganosas checadas que tenham sido capturadas em outros monitoramentos, como, por exemplo, na plataforma CrowdTangle. A seleção deste material também segue critérios de alcance e relevância.

Quais são as classificações que podem gerar punições da Meta?

Conteúdos classificados na ferramenta como FALSO, PARCIALMENTE FALSO, FOTO/VÍDEO ADULTERADO e SEM CONTEXTO estão sujeitos às punições previstas pela Meta na parceria.

Veja mais abaixo todas as classificações que são permitidas pela plataforma.

Quais são as punições por disseminar desinformação no Facebook e no Instagram?

De primeira, o post recebe um aviso que alerta para a presença de desinformação, mesma notificação que é enviada aos usuários que interagiram com ele. A publicação também tem a visualização reduzida nos feeds e quem tentar compartilhá-la recebe um alerta de informação falsa, parcialmente falsa, mídia adulterada ou conteúdo sem contexto. É importante ressaltar que nenhum usuário é impedido de compartilhar ou interagir com o conteúdo sinalizado como desinformação pelo Facebook e pelo Instagram.

Caso a página, o perfil ou o site seja frequentemente marcado nessas classificações são aplicadas outras punições pela Meta, como a redução da distribuição do conteúdo, perda da capacidade de monetizar publicações, de veicular anúncios e de se registrar como página de notícias (as já registradas podem ter o título revogado).

A Meta afirma que, com o tempo, essas páginas e perfis podem ter sanções suspensas, desde que parem de compartilhar desinformação.

Vale lembrar que as punições ocorrem somente dentro do Facebook e do Instagram. Não se aplicam, por exemplo, a um site, mas a links dele compartilhados nessas redes sociais.

Como pedir uma correção na classificação de um post?

A Meta disponibiliza no Facebook e no Instagram um formulário na versão mobile para que publicadores de páginas que tiveram conteúdos sinalizados como desinformação possam enviar um pedido de correção ao Aos Fatos.

Para usuários da versão desktop, perfis pessoais e administradores de sites e de grupos, o recurso deve ser enviado para ouvidoria@aosfatos.org em até sete dias úteis após a notificação do Facebook ou do Instagram. Aos Fatos não responderá as solicitações fora deste prazo.

É extremamente importante que o publicador não apague o conteúdo que está sendo questionado, pois isso tornará impossível que Aos Fatos processe o pedido de correção na ferramenta da Meta. Apelações enviadas sobre posts já deletados serão recusadas.

Ao entrar em contato, é indispensável enviar o link do post alvo da contestação e indicar no email precisamente o que deve ser corrigido ou revisto. Cada link encaminhado pelo publicador corresponde a um recurso, por isso recomendamos o envio de um email a cada URL. Aos Fatos se compromete a responder os recursos em até três dias úteis.

ATENÇÃO: A análise de recursos pelo Aos Fatos é limitada a três links do mesmo publicador enviados em um período de 30 dias corridos. Publicadores que ultrapassarem esse limite não terão suas apelações analisadas pela nossa equipe por três meses.

A Meta disponibiliza modelos de apelação para os publicadores (acesse aqui).

Por que o Aos Fatos foi escolhido como parceiro da Meta?

Aos Fatos foi contratado pela Meta para atuar como third party fact-checker (verificador independente) por ser membro verificado da IFCN (International Fact-Checking Network) no Brasil. Para a Meta, era indispensável envolver nesse projeto verificadores que tivessem passado pela auditoria internacional realizada pela IFCN anualmente.

A avaliação externa, realizada por avaliadores independentes, atesta que a plataforma cumpre os cinco princípios éticos da rede internacional de checadores: é transparente quanto à metodologia de trabalho, quanto às fontes que usa e quanto a seu financiamento. Também tem uma política pública para eventuais correções e trabalha de forma apartidária.

No Brasil, quem mais participa da iniciativa?

Além do Aos Fatos, integram atualmente a parceria no Brasil a Agência Lupa, o Estadão Verifica e a AFP Checamos.

Políticos podem ser punidos no Facebook e no Instagram ao veicular desinformação?

Aos Fatos checa sistematicamente o discurso de autoridades públicas, inclusive em postagens nas redes sociais. No entanto, checagens sobre informações falsas veiculadas por políticos com mandatos não são inseridas na plataforma de verificação da Meta.

Segundo a empresa, a abordagem da parceria se baseia em uma crença fundamental "na liberdade de expressão, no respeito ao processo democrático e de que o discurso político é o mais analisado que existe, especialmente em democracias maduras com uma imprensa livre”. Ainda de acordo com a empresa, “se limitássemos o discurso político, deixaríamos as pessoas menos informadas sobre o que os representantes eleitos estão dizendo e diminuiríamos a responsabilidade dos políticos por suas palavras”. Saiba mais sobre o posicionamento da Meta.

A parceria da Meta com o Aos Fatos promove a censura nas redes sociais?

Não, de modo algum. Mesmo as publicações classificadas por informação falsa, parcialmente falsa, adulterada ou fora de contexto não são excluídas do Facebook ou do Instagram. As postagens são sinalizadas sobre presença de desinformação e sua visualização é reduzida. Porém, o usuário ciente das sanções permanece livre para acessar e compartilhar este conteúdo.

A Meta só remove definitivamente da rede social publicações que violam os Padrões da Comunidade, como aquelas que podem oferecer riscos à saúde pública, por exemplo.

A classificação usada na parceria com a Meta é igual à do Aos Fatos?

Não. Em checagens de desinformação, Aos Fatos usa os selos FALSO (informação completamente enganosa) ou DISTORCIDO (informação verdadeira incompleta, tirada de contexto ou misturada com alegação falsa). Conheça os nossos selos. Na parceria com o Facebook, essas duas classificações correspondem a FALSO, PARCIALMENTE FALSO, FOTO/VÍDEO ADULTERADO e SEM CONTEXTO.

Além dessas, a ferramenta da Meta disponibiliza, e define, as opções a seguir:

Verdadeiro: uma ou mais das afirmações principais do conteúdo são factualmente precisas;

Sátira: o conteúdo é publicado por uma Página ou por um domínio que faz publicações de sátira conhecidas ou que uma pessoa sensata entenderia como conteúdo de ironia ou humor com uma mensagem social. Ainda assim, seria melhor se o conteúdo apresentasse contexto adicional.

Como encaminhar dúvidas adicionais?

Dúvidas adicionais sobre a parceria podem ser enviadas ao Aos Fatos pelo e-mail ouvidoria@aosfatos.org ou sanadas na página do programa no Facebook.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.