Nossa Equipe


Com sede no Rio de Janeiro e profissionais espalhados por seis estados do país, Aos Fatos tem uma equipe de profissionais de diversas origens e qualificações. 


Ana Freitas é editora executiva do Aos Fatos. Formada em jornalismo pela PUC-Rio, fez mestrado em estudos latinoamericanos na Universidade de Salamanca, quando estudou independência judicial e supremas cortes. Passou pelas redações de GloboNews, Folha de S.Paulo, iG e Editora Abril. Trabalhou na Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV, onde se dedicou a análises de redes sociais e estudos de impacto de práticas de desinformação no debate público. Vive no Rio de Janeiro.

Ana Rita Cunha é diretora de estratégia e comunidades do Aos Fatos. Trabalhou como correspondente da agência de notícias Debtwire, acompanhado mercado de dívidas e processos de recuperação de empresas. Foi repórter na agência CMA, cobrindo o setor de energia, petróleo e gás tanto em Brasília quanto em São Paulo. É formada em jornalismo pela Universidade de Brasília e pela Université de Rennes, na França. Mora no Rio de Janeiro.

Amanda Ribeiro é repórter do Aos Fatos. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, é mestre em letras pela Universidade Federal de São Paulo. Trabalhou no Núcleo de Cultura da Folha de S.Paulo de 2017 a 2019. Vive em São Paulo.

Bernardo Moura é diretor de operações do Aos Fatos. Formado pela Uerj em 2007, já trabalhou nas redações dos jornais Extra, Agora SP e O Globo. Neste último, foi subeditor de interatividade e mídias sociais. Venceu, em 2009, o Prêmio Secovi Rio com uma série de reportagens sobre irregularidades no Programa de Arrendamento Residencial da Caixa Econômica Federal.  Trabalha para o Aos Fatos desde as eleições municipais do Rio de Janeiro, em 2016. Nasceu e vive hoje no Rio de Janeiro.

Bianca Bortolon é linguista no Radar Aos Fatos. É jornalista e mestre em comunicação e territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo, tendo como foco de pesquisa a análise do discurso e estratégias de ação de movimentos sociais na internet. Vive em Vila Velha (ES).

Bruno Fávero é diretor de crescimento do Aos Fatos. Formado em jornalismo pela USP, foi bolsista do programa Chevening e fez mestrado em Política Comparada na University College London, onde estudou o impacto de impeachments na confiança política da América Latina. No jornalismo, passou pela Revista Info, pelo iG e foi repórter das editorias de tecnologia e política na Folha de S.Paulo. Vive no Rio de Janeiro.

Carol Cavaleiro é cofundadora e diretora de inovação do Aos Fatos, responsável pelo desenvolvimento de projetos que conjugam design, jornalismo e produto. Medalha de bronze no 40º  prêmio do SND (Society for News Design), foi editora-assistente de Arte no jornal O Globo por cinco anos. Já trabalhou na Folha de S.Paulo, no Estadão e no UOL. Vive no Rio de Janeiro.

Cecília do Lago é repórter do Radar Aos Fatos. Passou por Estadão e CNN Brasil. Vive em São Paulo.

Débora Ely é editora do Radar Aos Fatos. Foi repórter de política do jornal Zero Hora. Formada em comunicação social em 2013 e mestre em ciências sociais pela PUC-RS, em 2018, foi acadêmica visitante da Escola de Relações Públicas e Internacionais da Universidade de Columbia, em Nova York, em 2019. Vive em Porto Alegre.

Israel Teixeira é programador e desenvolvedor do Aos Fatos em parceria com a NaN Systems. Ex-pesquisador do Supremo em Números na FGV-Rio, tem levado tecnologia para o universo do direito desde 2013, seja ensinando juristas a programarem como criando soluções como o Minutário, que automatiza a produção de documentos jurídicos. É especializado em Python, desenvolvimento de front-end e técnicas de análise de dados. Vive no Rio de Janeiro.

João Ernane Barbosa é cientista de dados do Radar Aos Fatos. Formado em direito pela Universidade Federal de Uberlândia, é pós-graduando em business intelligence na PUC-MG. Ao unir diferentes áreas do conhecimento, interessa-se por automação e inteligência artificial. Vive em Uberlândia (MG).

Leonardo Cazes é chefe de reportagem do Aos Fatos. Trabalhou durante 11 anos no jornal O Globo, onde foi repórter nas áreas de educação e cultura, e editor-assistente do núcleo digital e das editorias de política e cultura. Participou da criação do Fato ou Fake, em 2018, e atuou como editor do serviço de checagem até dezembro de 2020. É formado em Jornalismo pela UFRJ, mestre e doutorando em História pela UFF. Vive em Niterói.

Luís Felipe dos Santos é editor do Aos Fatos. Trabalhou como editor de homepage e redes sociais no Terra por seis anos e como editor-assistente de política, economia e geral em GZH por três anos e meio. Tem reportagens publicadas na piauí, na Super Interessante e na Placar. É formado em jornalismo pela UFRGS. Vive em Porto Alegre.

Luiz Fernando Menezes é repórter do Aos Fatos, jornalista formado em 2017 pela Universidade Federal de Santa Catarina, ilustrador e quadrinista. Foi trainee de Ciência e Saúde da Folha de S.Paulo. Vive em São Paulo.

Luiza Barros é editora de estratégia e comunidades no Aos Fatos. Formada em jornalismo pela UFF, é doutoranda em Estudos da Linguagem na mesma universidade. Foi repórter do Segundo Caderno e do caderno Ela do jornal O Globo. Mora no Rio de Janeiro.

Marco Faustino é repórter do Aos Fatos e foi editor do site de checagens E-farsas. Vive em Cruzeiro (SP).

Milena Mangabeira é linguista no Radar Aos Fatos. Graduou-se em jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo, onde também é mestre em comunicação e territorialidades com foco em análise do discurso político e estratégias discursivas. Mora em Serra (ES).

Priscila Pacheco é repórter do Aos Fatos. Formada em jornalismo pela Anhembi Morumbi, fez parte da Agência Mural, veículo que cobre as periferias da região metropolitana de São Paulo, de 2015 a 2019. É representante da Hostwriter, organização alemã que incentiva o jornalismo transfronteiriço e a diversidade. Em 2019, foi jornalista visitante na Muckrock, organização especializada em lei de acesso à informação, em Boston (EUA). É autora da HQ Minas da Várzea e coautora do livro Unbias the news: why diversity matters for journalism. Vive em São Paulo.

Rômulo Collopy é diretor licenciado de tecnologia e cofundador do Aos Fatos. Desenvolvedor full-stack, é formado em comunicação social na Uerj e cursou dois anos de ciência da computação na UFRJ. Vive em Amsterdã, na Holanda.

Sofia Fernandes é editora do Aos Fatos. Formada em jornalismo pela UnB (Universidade de Brasília), foi repórter de economia na sucursal de Brasília da Folha de S.Paulo de 2009 a 2016, com um intervalo de estudos no Canadá. De 2017 a 2018, foi repórter de política da revista Veja, em São Paulo. Trabalhou também como cozinheira e padeira no restaurante Maní e na Padoca do Maní, em São Paulo. Hoje vive em Brasília.

Tai Nalon é diretora executiva e cofundadora do Aos Fatos. Jornalista pela Uerj, lidera no Aos Fatos o time vencedor do Prêmio Gabo 2020 na categoria inovação, do Prêmio Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados na categoria inovação em 2019 e do Digital Media LATAM 2020 na categoria de melhor projeto digital. Foi finalista dos Online Journalism Awards 2019 e menção honrosa nos prêmios de excelência de 2019 da Sociedad Interamericana de Prensa. Foi repórter e redatora de política e administração pública na Folha de S.Paulo em Brasília, no Rio e em São Paulo entre 2008 e 2014. Tai vive hoje no Rio de Janeiro.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.