Nossa Equipe


Com sede no Rio de Janeiro e profissionais espalhados por seis estados do país, Aos Fatos tem uma equipe de profissionais de diversas origens e qualificações. 


Ana Freitas é editora executiva do Aos Fatos. Formada em jornalismo pela PUC-Rio, fez mestrado em estudos latinoamericanos na Universidade de Salamanca, quando estudou independência judicial e supremas cortes. Passou pelas redações de GloboNews, Folha de S.Paulo, iG e Editora Abril. Trabalhou na Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV, onde se dedicou a análises de redes sociais e estudos de impacto de práticas de desinformação no debate público. Vive no Rio de Janeiro.

Ana Rita Cunha é diretora de estratégia e comunidades do Aos Fatos. Trabalhou como correspondente da agência de notícias Debtwire, acompanhado mercado de dívidas e processos de recuperação de empresas. Foi repórter na agência CMA, cobrindo o setor de energia, petróleo e gás tanto em Brasília quanto em São Paulo. É formada em jornalismo pela Universidade de Brasília e pela Université de Rennes, na França. Mora no Rio de Janeiro.

Amanda Ribeiro é repórter do Aos Fatos. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, é mestre em letras pela Universidade Federal de São Paulo. Trabalhou no Núcleo de Cultura da Folha de S.Paulo de 2017 a 2019. Vive em São Paulo.

Bernardo Moura é diretor de operações do Aos Fatos. Formado pela Uerj em 2007, já trabalhou nas redações dos jornais Extra, Agora SP e O Globo. Neste último, foi subeditor de interatividade e mídias sociais. Venceu, em 2009, o Prêmio Secovi Rio com uma série de reportagens sobre irregularidades no Programa de Arrendamento Residencial da Caixa Econômica Federal.  Trabalha para o Aos Fatos desde as eleições municipais do Rio de Janeiro, em 2016. Nasceu e vive hoje no Rio de Janeiro.

Bianca Bortolon é linguista no Radar Aos Fatos. É jornalista e mestre em comunicação e territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo, tendo como foco de pesquisa a análise do discurso e estratégias de ação de movimentos sociais na internet. Vive em Vila Velha (ES).

Bruno Fávero é diretor de crescimento do Aos Fatos. Formado em jornalismo pela USP, foi bolsista do programa Chevening e fez mestrado em Política Comparada na University College London, onde estudou o impacto de impeachments na confiança política da América Latina. No jornalismo, passou pela Revista Info, pelo iG e foi repórter das editorias de tecnologia e política na Folha de S.Paulo. Vive no Rio de Janeiro.

Carol Cavaleiro é cofundadora e diretora de inovação do Aos Fatos, responsável pelo desenvolvimento de projetos que conjugam design, jornalismo e produto. Medalha de bronze no 40º  prêmio do SND (Society for News Design), foi editora-assistente de Arte no jornal O Globo por cinco anos. Já trabalhou na Folha de S.Paulo, no Estadão e no UOL. Vive no Rio de Janeiro.

Débora Ely é editora do Radar Aos Fatos. Foi repórter de política do jornal Zero Hora. Formada em comunicação social em 2013 e mestre em ciências sociais pela PUC-RS, em 2018, foi acadêmica visitante da Escola de Relações Públicas e Internacionais da Universidade de Columbia, em Nova York, em 2019. Vive em Porto Alegre.

Ethel Rudnitzki é repórter do Radar Aos Fatos. Formada em jornalismo pela Universidade de São Paulo. Realizou intercâmbio acadêmico na Universidade de Coimbra em Portugal, onde estudou jornalismo com especialização em Estudos Europeus. Trabalhou como repórter na Agência Pública, investigando a disseminação de desinformação nas redes sociais. Lá também atuou como checadora no projeto Truco. Mora em São Paulo.

Israel Teixeira é programador e desenvolvedor do Aos Fatos em parceria com a NaN Systems. Ex-pesquisador do Supremo em Números na FGV-Rio, tem levado tecnologia para o universo do direito desde 2013, seja ensinando juristas a programarem como criando soluções como o Minutário, que automatiza a produção de documentos jurídicos. É especializado em Python, desenvolvimento de front-end e técnicas de análise de dados. Vive no Rio de Janeiro.

João Ernane Barbosa é cientista de dados do Radar Aos Fatos. Formado em direito pela Universidade Federal de Uberlândia, é pós-graduando em business intelligence na PUC-MG. Ao unir diferentes áreas do conhecimento, interessa-se por automação e inteligência artificial. Vive em Uberlândia (MG).

Leonardo Cazes é chefe de reportagem do Aos Fatos. Trabalhou durante 11 anos no jornal O Globo, onde foi repórter nas áreas de educação e cultura, e editor-assistente do núcleo digital e das editorias de política e cultura. Participou da criação do Fato ou Fake, em 2018, e atuou como editor do serviço de checagem até dezembro de 2020. É formado em Jornalismo pela UFRJ, mestre e doutorando em História pela UFF. Vive em Niterói.

Luís Felipe dos Santos é editor do Aos Fatos. Trabalhou como editor de homepage e redes sociais no Terra por seis anos e como editor-assistente de política, economia e geral em GZH por três anos e meio. Tem reportagens publicadas na piauí, na Super Interessante e na Placar. É formado em jornalismo pela UFRGS. Vive em Porto Alegre.

Luiz Fernando Menezes é repórter do Aos Fatos, jornalista formado em 2017 pela Universidade Federal de Santa Catarina, ilustrador e quadrinista. Foi trainee de Ciência e Saúde da Folha de S.Paulo. Vive em São Paulo.

Luiza Barros é editora de estratégia e comunidades no Aos Fatos. Formada em jornalismo pela UFF, é doutoranda em Estudos da Linguagem na mesma universidade. Foi repórter do Segundo Caderno e do caderno Ela do jornal O Globo. Mora no Rio de Janeiro.

Marco Faustino é repórter do Aos Fatos e foi editor do site de checagens E-farsas. Vive em Cruzeiro (SP).

Milena Mangabeira é linguista no Radar Aos Fatos. Graduou-se em jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo, onde também é mestre em comunicação e territorialidades com foco em análise do discurso político e estratégias discursivas. Mora em Serra (ES).

Priscila Pacheco é repórter do Aos Fatos. Formada em jornalismo pela Anhembi Morumbi, fez parte da Agência Mural, veículo que cobre as periferias da região metropolitana de São Paulo, de 2015 a 2019. É representante da Hostwriter, organização alemã que incentiva o jornalismo transfronteiriço e a diversidade. Em 2019, foi jornalista visitante na Muckrock, organização especializada em lei de acesso à informação, em Boston (EUA). É autora da HQ Minas da Várzea e coautora do livro Unbias the news: why diversity matters for journalism. Vive em São Paulo.

Rômulo Collopy é diretor licenciado de tecnologia e cofundador do Aos Fatos. Desenvolvedor full-stack, é formado em comunicação social na Uerj e cursou dois anos de ciência da computação na UFRJ. Vive em Amsterdã, na Holanda.

Sofia Fernandes é editora do Aos Fatos. Formada em jornalismo pela UnB (Universidade de Brasília), foi repórter de economia na sucursal de Brasília da Folha de S.Paulo de 2009 a 2016, com um intervalo de estudos no Canadá. De 2017 a 2018, foi repórter de política da revista Veja, em São Paulo. Trabalhou também como cozinheira e padeira no restaurante Maní e na Padoca do Maní, em São Paulo. Hoje vive em Brasília.

Tai Nalon é diretora executiva e cofundadora do Aos Fatos. Jornalista pela Uerj, lidera no Aos Fatos o time vencedor do Prêmio Gabo 2020 na categoria inovação, do Prêmio Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados na categoria inovação em 2019 e do Digital Media LATAM 2020 na categoria de melhor projeto digital. Foi finalista dos Online Journalism Awards 2019 e menção honrosa nos prêmios de excelência de 2019 da Sociedad Interamericana de Prensa. Foi repórter e redatora de política e administração pública na Folha de S.Paulo em Brasília, no Rio e em São Paulo entre 2008 e 2014. Tai vive hoje no Rio de Janeiro.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.