Quem somos
Aos Fatos é uma plataforma jornalística de investigação de campanhas de desinformação e de checagem de fatos. Aposta no híbrido entre tecnologia e investigação jornalística para informar sobre as mentiras que os políticos contam, as campanhas de desinformação que os poderosos coordenam e a influência das empresas de tecnologia nesse ambiente. Sua produção baseia-se em uma rigorosa metodologia de apuração e verificação reconhecida internacionalmente por meio de parcerias transnacionais, premiações e instituições de Estado.
Foi ao ar pela primeira vez em 7 de julho de 2015 comandada pela jornalista Tai Nalon e por seus colegas Rômulo Collopy, então líder de tecnologia, e Carol Cavaleiro, então consultora de design. É uma empresa registrada na Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro e tem Tai Nalon como única sócia.
Para se sustentar, atua em três frentes: produção jornalística, inteligência e tecnologia. Por isso, Aos Fatos tem uma premiada equipe multidisciplinar que envolve jornalistas, cientistas de dados, linguistas, programadores e especialistas em inovação.
Só é possível sustentar um modelo de vanguarda como esse com um conjunto de projetos, produtos e serviços que asseguram sustentabilidade financeira à empresa. São eles:
- o programa de apoiadores Aos Fatos Mais;
- parcerias editoriais;
- produtos e serviços de tecnologia e inteligência do Aos Fatos Lab, como o Radar Aos Fatos e o Escriba.
Aos Fatos não usa publicidade como fonte de recurso financeiro em seu site. A frequente veiculação de desinformação por meio de ferramentas programáticas endossa o argumento de que não há espaço em Aos Fatos para publicidade enganosa.
Aos Fatos também não recebe recursos do governo brasileiro, de administrações locais ou de partidos políticos.
Parcerias editoriais
O processo de venda de reportagens obedece trâmites comerciais que nos garantem independência: somos nós que sugerimos a pauta, apuramos e editamos. A distribuição do conteúdo fica a cargo do parceiro do Aos Fatos, que compra os direitos de publicação.
Aos Fatos mantém parcerias editoriais remuneradas com a Meta, o Telegram, o Kwai e o portal Terra. Em 2022, também desenvolveu projeto com o Twitter.
Inteligência e tecnologia
Aos Fatos mantém uma carteira de clientes focada em empresas de tecnologia. Para essas companhias, produz relatórios de inteligência e monitoramento sobre desinformação e discurso de ódio nas principais redes sociais. Essas informações são extraídas por meio do algoritmo preditivo do Radar Aos Fatos – tecnologia desenvolvida por cientistas de dados, estatísticos, linguistas e jornalistas para facilitar o entendimento sobre campanhas mentirosas na internet.
Outra vertical de financiamento do Aos Fatos é o Escriba, serviço proprietário de transcrição automática de áudios e vídeos que pode ser assinado por pessoas físicas ou empresas por valores a partir de R$ 50 mensais.
Por meio de grants oferecidas pelo setor privado e por fundações, Aos Fatos também desenvolve projetos inovadores de combate à desinformação, como o a robô Fátima em seus vários figurinos e o projeto Artefato.
PRÊMIOS