Quem somos


Aos Fatos é uma plataforma jornalística de investigação de campanhas de desinformação e de checagem de fatos. Sua produção se baseia em uma rigorosa metodologia de apuração e verificação reconhecida internacionalmente por meio de parcerias transnacionais, premiações e instituições de Estado.

Para se sustentar, aposta em um modelo híbrido de negócios: financiamento por meio de seu programa de apoiadores, o Aos Fatos Mais; parcerias editoriais, como o programa de verificação da Meta; e projetos de tecnologia e inteligência encubados no Aos Fatos Lab, como o Radar Aos Fatos

Aos Fatos não usa publicidade como fonte de recurso financeiro em seu site. A frequente veiculação de desinformação por meio de algoritmo de anúncios automatizados endossam o argumento de que não há espaço em Aos Fatos para publicidade enganosa.

Aos Fatos também nunca recebeu aportes de governos nacionais ou estrangeiros, partidos políticos ou autoridades oficiais. 


Parcerias editoriais

O processo de venda de reportagens obedece trâmites comerciais que nos garantem independência: somos nós que sugerimos a pauta, apuramos e editamos. A distribuição do conteúdo fica a cargo do parceiro do Aos Fatos, que compra a exclusividade da publicação.

Hoje, Aos Fatos mantém parcerias remuneradas a Meta por meio do programa de checadores independentes. Aos Fatos também tem uma cartela de clientes internacionais que promovem, por meio da checagem de fatos, projetos de monitoramento e combate à desinformação, como o WhatsApp e o Telegram.


Inteligência e tecnologia

Aos Fatos mantém uma carteira de clientes focada em empresas de tecnologia. Para essas companhias, produz relatórios de inteligência e monitoramento sobre desinformação e discurso de ódio nas principais redes sociais. Essas informações são extraídas por meio do algoritmo preditivo do Radar Aos Fatos – tecnologia desenvolvida por cientistas de dados, estatísticos, linguistas e jornalistas para facilitar o entendimento sobre campanhas mentirosas na internet.

Por meio de grants oferecidas pelo setor privado e por fundações, Aos Fatos também desenvolve projetos inovadores de combate à desinformação, como o a robô Fátima em seus vários figurinos e o projeto Artefato.


Veja quem faz o Aos Fatos.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.