Conheça o Aos Fatos Lab


Aos Fatos Lab é o braço de tecnologia e consultoria do Aos Fatos. É a casa onde os produtos digitais do Aos Fatos ficam hospedados. Por meio de projetos inovadores, essa vertical produz inteligência para entender assuntos relacionados à qualidade das informações públicas no país, zelar pela educação de mídia da sociedade brasileira e entender aspectos regulatórios do ambiente digital.

Aos Fatos Lab conceitua, planeja e produz projetos de tecnologia e jornalismo patrocinado por grants. Desenvolve, por exemplo, projetos de inteligência artificial e fact-checking automatizado, como o chatbot Fátima em seus vários dispositivos e o serviço de transcrição automática Escriba.

Com ferramentas como o Radar Aos Fatos e uma equipe de cientistas de dados, especialistas em Osint, designers e jornalistas, o laboratório de inovação do Aos Fatos produz relatórios de inteligência sobre desinformação e influência para parceiros da iniciativa privada e da sociedade civil. Equipes de trust and safety de plataformas, especialistas em direito digital, pesquisadores e acadêmicos já se beneficiaram desse trabalho e estão entre a lista de clientes e parceiros do Aos Fatos Lab.

 

PRODUTOS DIGITAIS

Radar Aos Fatos

Projeto vencedor do Google Innovation Challenge em 2019o Radar Aos Fatos é um monitor que mapeia, por meio de um algoritmo, campanhas de desinformação em tempo real. Com o Radar, qualquer usuário pode acompanhar como conteúdos potencialmente falsos ou enganosos estão se espalhando em plataformas como WhatsApp, Facebook, Twitter, YouTube e Instagram. A equipe do Radar também envia, a cada duas semanas, análises exclusivas sobre o cenário de desinformação digital, além de conduzir investigações regulares sobre a indústria das mentiras digitais. Saiba mais aqui.


Escriba

Escriba é um transcritor automático de áudios para o português e mais de 99 outros idiomas com alta taxa de acerto. É compatível com vídeos de plataformas como YouTube e Tiktok, além de arquivos de áudio, e pode ser assinado por pessoas físicas e empresas com valores a partir de R$ 50 mensais.

Além de melhorar a produtividade do time de jornalistas do Aos Fatos, Escriba também viabilizou a construção do Banco de Discursos dos presidenciáveis de 2022. Com o apoio do YouTube e do ICFJ (International Center for Journalists), foi possível distribuir 1.000 assinaturas gratuitas para jornalistas durante a cobertura das eleições de 2022.


 

FÁTIMA

 

Fátima — que vem de “FactMa”, uma abreviação de “FactMachine” — é o avatar dos projetos de inteligência artificial e automatização de checagem do Aos Fatos. Opera como um chatbot no WhatsApp e no Telegram, por meio dos quais recebe pedidos de checagem e envia conteúdo verificado sob demanda para qualquer usuário que cadastrá-la em seus contatos. Em 2023, com o patrocínio da fundação Heinrich Böll, passou a funcionar em fase de testes com base no modelo GPT-4, da OpenAI.

Clique aqui para interagir com a Fátima no WhatsApp. O projeto é subsidiado pela Meta.

Clique aqui para interagir com a Fátima no Telegram, num projeto patrocinado pela Fundação Votorantim.

Até 2021, @fatimabot sincronizava no Twitter um banco de notícias falsas e enganosas já checadas pelos jornalistas do Aos Fatos e enviava avisos para usuários que eventualmente compartilhassem desinformação naquela plataforma. O desenvolvimento da @fatimabot foi possível graças a uma premiação do Projeto ReVer (Rede da Verdade), patrocinado pelo site Catraca Livre em parceria com o Instituto SEB de Educação e apoio da Microsoft. A iniciativa foi desabilitada unilateralmente pelo Twitter em 2021, entenda.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.