Conheça o Aos Fatos Lab


Aos Fatos Lab é o braço de tecnologia e consultoria do Aos Fatos, voltado a empresas e organizações da sociedade civil sem vinculação político-partidária. Com essa vertical de financiamento, Aos Fatos abre suas portas para parceiros que buscam entender assuntos relacionados à qualidade das informações públicas no país e zelar pela educação de mídia da sociedade brasileira.

Aos Fatos produz, por meio do Aos Fatos Lab, projetos subsidiados de tecnologia e jornalismo por meio de grants e prestação de serviços. Desenvolve, por exemplo, projetos patrocinados de inteligência artificial e fact-checking automatizado. Também produz relatórios temáticos, para consumo interno ou republicação de clientes, além de conduzir parcerias jornalísticas subsidiadas por fundações ou empresas privadas. 

PROJETOS

Radar Aos Fatos

Projeto vencedor do Google Innovation Challenge, o Radar Aos Fatos é um monitor de desinformação em tempo real. Para ele, nossa equipe desenvolveu uma metodologia de monitoramento e verificação de conteúdos de baixa qualidade nas redes sociais. Com o Radar, qualquer usuário pode acompanhar em tempo real como esses conteúdos estão se espalhando na internet — em sites e redes como WhatsApp, Facebook, Twitter, YouTube e Instagram —, além de receber análises exclusivas de nossa equipe sobre o cenário de desinformação on-line. Saiba mais aqui.


Escriba

Escriba é um transcritor automático de áudios para o português com alta taxa de acerto. É compatível com vídeos do YouTube e arquivos de áudio e pode ser assinado por pessoas físicas e empresas com valores a partir de R$ 50 mensais. Além de melhorar a produtividade do time de jornalistas do Aos Fatos, Escriba também viabilizou a construção do Banco de Discursos dos presidenciáveis de 2022. Com o apoio do YouTube e do ICFJ (International Center for Journalists), foi possível distribuir 1.000 assinaturas gratuitas para jornalistas durante a cobertura das eleições de 2022.


 

FÁTIMA

 

Fátima — que vem de “FactMa”, uma abreviação de “FactMachine” — é a voz dos projetos de inteligência artificial e automatização de checagem do Aos Fatos.

No WhatsApp, é um chatbot que envia checagens sob demanda para qualquer usuário que cadastrá-la e requisitar informações conforme seu menu. Clique aqui para interagir. O projeto é subsidiado pelo próprio WhatsApp.

Aos Fatos também desenvolveu a versão do chatbot para o Telegram, com funcionalidade semelhante. O projeto foi patrocinado pela Fundação Votorantim e pode ser usado aqui.

Em sua versão para o Facebook Messenger, patrocinada pelo Facebook, o chatbot auxilia usuários no processo de verificação de conteúdo online. Clique aqui para conversar.

No Twitter, @fatimabot sincroniza um banco de notícias falsas e enganosas já checadas pelos jornalistas do Aos Fatos e envia avisos para usuários que eventualmente compartilhem desinformação naquela plataforma. O desenvolvimento da @fatimabot foi possível graças a uma premiação do Projeto ReVer (Rede da Verdade), patrocinado pelo site Catraca Livre em parceria com o Instituto SEB de Educação e apoio da Microsoft. A iniciativa foi desabilitada unilateralmente pelo Twitter em 2021, entenda.


Artefato é um movimento cultural de combate à desinformação sobre Covid-19 patrocinado pela International Fact-Checking Network e o WhatsApp. Une o rigor jornalístico do Aos Fatos à força transformadora da cultura e da arte para impulsionar um movimento a favor da ciência. 

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.