Vídeo mostra assessor parlamentar, e não Alexandre de Moraes, correndo pelo Senado

Compartilhe

Não é verdade que uma gravação mostra o ministro Alexandre de Moraes fugindo de pessoas que teriam entrado no prédio do Supremo Tribunal Federal, como fazem crer publicações que circulam nas redes. O homem que aparece correndo é, na verdade, um assessor parlamentar que foi acusado de agressão pela senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) durante um tumulto no Salão Azul do Senado em outubro de 2023, após a aprovação do relatório da CPMI do 8 de Janeiro.

As publicações enganosas acumulavam milhares de visualizações no Kwai e no TikTok até a tarde desta sexta-feira (19) e circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).


Selo falso

Clima tenso no STF. Colocaram Alexandre de Moraes pra correr.

Publicação compartilha vídeo que mostra assessor parlamentar sendo perseguido na Câmara e o identifica como o ministro do STF Alexandre de Moraes

Publicações nas redes enganam ao identificar como o ministro Alexandre de Moraes um homem que aparece em vídeo sendo perseguido. A pessoa retratada nas imagens é, na verdade, Rodrigo Duarte, que atua como assessor parlamentar do deputado Carlos Jordy (PL-RJ), líder da oposição na Câmara.

Leia mais
BIPE Alvo de operação sobre 8 de Janeiro, Carlos Jordy compartilhou vídeos em defesa de intervenção militar após eleições
BIPE CPMI do 8 de Janeiro aprova relatório que pede indiciamento de Bolsonaro e mais 60 pessoas

A gravação foi feita em 18 de outubro do ano passado, após a aprovação do relatório da CPMI dos atos golpistas de 8 de Janeiro. Enquanto a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) se deslocava com outros parlamentares pelo Salão Azul do Senado — e não pelos corredores do STF, como afirma o post falso — para um ato simbólico na Praça dos Três Poderes, houve um tumulto que envolveu políticos, assessores e imprensa. Nesse momento, a parlamentar alegou ter sido agredida por Duarte.

Como é possível ver nas imagens (observe abaixo), a senadora aponta para o assessor de Jordy e grita “pega esse cara”. Nesse momento, Rodrigo Duarte começa a correr e é perseguido por outras pessoas.

Investigações posteriores apontaram, no entanto, que Duarte não agrediu a senadora, mas sim que seu celular caiu sobre a cabeça da parlamentar após o deputado Rogério Correia (PT-MG) bater na mão do assessor e fazê-lo derrubar o aparelho.

Compartilhe

Leia também

falsoEntrevista de Lula no México é editada para sugerir que presidente estava embriagado

Entrevista de Lula no México é editada para sugerir que presidente estava embriagado

falsoPapa Leão 14 não afirmou que dinheiro ilícito no Banco de Roma será confiscado

Papa Leão 14 não afirmou que dinheiro ilícito no Banco de Roma será confiscado

falsoMilei não ‘humilhou’ Lula nem criticou economia do Brasil em reunião do Mercosul

Milei não ‘humilhou’ Lula nem criticou economia do Brasil em reunião do Mercosul

fátima
Fátima