É montagem o vídeo em que torcida do Fortaleza grita ‘volta, Bolsonaro’

Por Marco Faustino

5 de abril de 2024, 15h24

É montagem o vídeo que mostra a torcida do Fortaleza gritando “volta, Bolsonaro” durante um jogo na Arena Castelão. As publicações enganosas inseriram nas imagens um áudio retirado de uma gravação feita em dezembro de 2023 na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo (SP), quando os vereadores homenagearam o ex-presidente.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 290 mil visualizações no TikTok, 4.000 compartilhamentos no Facebook e centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta sexta-feira (5).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Vídeo que mostra torcida do Fortaleza entoando “volta, Bolsonaro” é montagem; cântico ocorreu durante homenagem de vereadores de São Bernardo do Campo ao ex-presidente

O vídeo que mostra a torcida do Fortaleza gritando “volta, Bolsonaro” durante uma partida na Arena Castelão, no Ceará, é, na verdade, uma montagem. O áudio inserido na gravação foi retirado de um registro feito em 1º de dezembro de 2023 em São Bernardo do Campo.

O vídeo adulterado foi publicado no TikTok no dia 5 de fevereiro por um torcedor do Fortaleza. A própria plataforma indica que o áudio não pertence à filmagem publicada pelo torcedor. O coro popular aparece originalmente em outro vídeo, postado pela jornalista Renata Kobra, que retrata uma manifestação popular pela volta de Jair Bolsonaro (PL) durante uma homenagem da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo ao ex-presidente e ao deputado Eduardo Bolsonaro.

@renatakobra

Volta Bolsonaro🇧🇷

♬ som original - Renata Kobra 🐍

Aos Fatos não encontrou a origem das imagens da torcida do Fortaleza. O mesmo áudio, no entanto, já apareceu em outras duas peças de desinformação desmentidas recentemente. Em fevereiro e março, vídeos que mostram a torcida do Flamengo e do Fluminense também foram falsificados para dar a entender que uma multidão teria entoado palavras de apoio a Bolsonaro.

Procurada pelo Aos Fatos, a Secretaria do Esporte do Estado do Ceará, responsável pela administração da Arena Castelão, não retornou o contato

Leia mais
Nas Redes Vídeo em que torcida do Fluminense grita ‘volta, Bolsonaro’ é montagem
Nas Redes É montagem vídeo em que torcida do Flamengo grita ‘volta, Bolsonaro’

Em 3 de fevereiro, dois dias antes do vídeo editado ser publicado no Tik Tok, o Fortaleza jogou contra o América-RN, na Arena Castelão, pela primeira rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste. Por meio de busca na imprensa e nas redes sociais de ambos os clubes, Aos Fatos não localizou registros de manifestações pró-Bolsonaro durante a partida.

Esta peça de desinformação também foi checada pela Reuters.

Referências:

1. TikTok (1 e 2)
2. Câmara Municipal de São Bernardo do Campo
3. Aos Fatos (1 e 2)
4. ge

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.