É montagem vídeo em que torcida do Flamengo grita ‘volta, Bolsonaro’

Por Luiz Fernando Menezes

9 de fevereiro de 2024, 16h02

É falso o vídeo que mostra a torcida do Flamengo gritando “volta, Bolsonaro” durante um jogo de futebol no Maracanã. O áudio utilizado nas imagens foi retirado de uma gravação feita em dezembro de 2023 na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo (SP), quando vereadores homenagearam o ex-presidente e um dos filhos dele, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

O vídeo falso acumulava mais de 30 mil curtidas no Instagram, 7.000 compartilhamentos no Facebook e dezenas de milhares de visualizações no TikTok nesta sexta-feira (8).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Vídeo mostra torcida do Flamengo no Maracanã; na parte superior há a legenda ‘Precisa dizer algo?!’

Publicações enganam ao compartilhar um vídeo que mostra a torcida do Flamengo gritando “Volta, Bolsonaro” durante a partida contra o Vasco no último domingo (4). Por mais que o Aos Fatos não tenha encontrado o registro original, é possível verificar que a gravação viral utiliza o áudio de um post publicado no TikTok em dezembro de 2023 para registrar uma homenagem a Bolsonaro e a seu filho Eduardo em São Bernardo do Campo.

Print da página do TikTok mostra vídeos da torcida do Flamengo do lado de uma gravação da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo com indicação de que se trata do vídeo original
Original. Imagens do vídeo montado ao lado das imagens originais: o próprio TikTok indica que gritos de apoio foram retirados de outro vídeo (Reprodução/TikTok)

@renatakobra

Volta Bolsonaro🇧🇷

♬ som original - Renata Kobra 🐍

Na ocasião, a Câmara Municipal homenageou Eduardo e seu pai com o título de cidadãos são-bernardenses. Apesar das manifestações citarem o ex-presidente, Bolsonaro não compareceu ao evento.

Flamengo e Vasco se enfrentaram no Maracanã, no último domingo (4), pelo Campeonato Carioca, e a partida terminou em 0 a 0. Aos Fatos não encontrou registros de que alguma das torcidas tenha, de fato, feito alguma manifestação em apoio ao ex-presidente durante o jogo.

Referências:

1. Câmara Municipal de São Bernardo do Campo
2. UOL

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.