Vídeo de demolição controlada na China em 2021 circula como se mostrasse estrago causado por terremoto em Taiwan

Por Luiz Fernando Menezes

3 de abril de 2024, 14h49

Não foi registrado na manhã desta quarta-feira (3) em Taiwan o vídeo que mostra vários prédios desabando ao mesmo tempo. As imagens circulam nas redes como se tivessem relação com o terremoto ocorrido na região recentemente, mas foram gravadas na China em 2021 e retratam a demolição controlada de um condomínio.

O vídeo descontextualizado acumula centenas de compartilhamentos no Facebook e no X (ex-Twitter) e também circula em outras línguas, como inglês e espanhol.

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Grande terremoto de magnitude 7,4 provocou desabamento de vários prédios em Hualien, a cidade mais próxima do epicentro de Taiwan + de 700 feridos — equipes de resgate tentam socorrer cerca de 77 pessoas em edifícios e túneis que caíram ao redor da cidade.

Vídeo mostra diversos prédios desabando ao mesmo tempo enquanto pessoas gravam o momento com seus celulares

Publicações nas redes têm compartilhado um vídeo antigo, gravado na China em 2021, como se fosse um registro dos estragos causados pelo terremoto que atingiu Taiwan na manhã desta quarta-feira (3). As imagens de vários prédios desabando foram, na verdade, filmadas na cidade chinesa de Kunming em agosto de 2021.

Apesar de não ter identificado a fonte original do vídeo, Aos Fatos verificou, por meio de busca reversa, que há diversos registros do mesmo momento feitos por outros ângulos (veja aqui, aqui e aqui). Os prédios, que estavam inacabados, foram demolidos pela própria construtora para abrir espaço para edifícios menores.

A gravação descontextualizada tem circulado principalmente junto de imagens reais da destruição causada pelo terremoto de magnitude 7,4 — o mais forte dos últimos 25 anos na região — registrado em Taiwan nesta manhã. Até o momento, nove pessoas morreram e 946 ficaram feridas. O fenômeno causou o desabamento de edifícios e cortes no serviço de energia elétrica.

Referências

1. Youtube (USA Today)
2. MEHR News
3. Vice
4. CNN Brasil
5. g1

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.