Imagem de crianças palestinas em frente a escombros foi criada por IA

Por Marco Faustino

3 de abril de 2024, 18h10

Foi criada com o uso de IA a imagem que mostra duas crianças palestinas com mochilas nos ombros em frente a escombros. Indícios presentes na imagem, como o número incorreto de dedos nos pés e a aparência plastificada da pele, apontam que o registro não é real. A conclusão é corroborada por especialistas do Laboratório de Inteligência Artificial da Unicamp.

Publicações que compartilhavam a foto falsa acumulavam 20 mil curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (3).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Posts difundem foto criada por IA que mostra crianças palestinas segurando mochilas como se fosse um registro real

Trata-se de um registro criado por inteligência artificial, e não de uma foto real, a imagem que mostra duas crianças palestinas descalças e com mochilas no ombros diante de uma rua destruída. Aos Fatos não encontrou a imagem em acervos de agências de notícias internacionais nem nas redes de fotógrafos que atuam na região. Além disso, uma versão da imagem sem cortes traz evidências comumente apontadas por especialistas de que o conteúdo foi criado artificialmente (veja abaixo):

  • O pé esquerdo da criança que segura a mochila vermelha tem apenas quatro dedos, enquanto o pé direito tem seis dedos;
  • O pé direito da criança que segura a mochila azul também tem quatro dedos, enquanto seu pé esquerdo tem dois dedos unidos;
  • O polegar da mão direita da criança de mochila azul também aparece distorcido;
  • Os rostos das crianças têm traços e expressão muito similares e a pele tem um aspecto plastificado.

Imagem mostra as evidências de que a foto de duas crianças palestinas em frente a uma rua destruída foi criada por IA
IA. Quantidade de dedos nos pés e aparência plastificada da pele atestam que imagem que circula nas redes foi gerada artificialmente (Reprodução/X)

Uma análise conduzida por pesquisadores do Laboratório de Inteligência Artificial da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) a pedido do Aos Fatos apontou que a possibilidade de a imagem ter sido gerada por IA é de mais de 99,9%. “Uma análise usando nossos algoritmos (por exemplo, o Detect and Locate) mostram que a imagem é falsa. As duas faces são sintéticas”, afirmou o professor Anderson Rocha, coordenador do laboratório.

Embora não sejam 100% confiáveis, cinco ferramentas que prometem identificar de maneira automática conteúdos criados por IA também apontaram que a imagem foi gerada artificialmente. A Hive Moderation e a AI or Not indicaram chances de 99,9% e 100%, respectivamente. Já a Hugging Face, a Content at Scale e a Is it AI indicaram a possibilidade de 61%.

Leia mais
BIPE Conteúdos gerados por IA sobre Gaza podem colocar em dúvida veracidade de fotos reais
Explicamos O que é inteligência artificial generativa e quais riscos ela representa no combate à desinformação

Em novembro, Aos Fatos publicou uma reportagem sobre uma tendência desinformativa que surgiu nas redes em meio ao conflito entre Israel e Hamas: o compartilhamento de imagens geradas por IA como se fossem registros reais. Na época, especialistas apontaram que o uso indiscriminado dessa tecnologia pode resultar em menos destaque para imagens reais e servir de pretexto para detratores colocarem em dúvida a credibilidade de imagens verdadeiras.

Mortes em Gaza. De acordo com a UNRWA — a agência da ONU para refugiados palestinos — o número de crianças mortas na Faixa de Gaza nos quatro primeiros meses de guerra entre Israel e o grupo extremista palestino Hamas superou o total de crianças mortas em todas as guerras do mundo durante quatro anos. Entre outubro de 2023 e fevereiro de 2024, cerca de 12.300 jovens morreram em decorrência do conflito no Oriente Médio.

Referências:

1. Aos Fatos (1 e 2)
2. Hive Moderation
3. AI or Not
4. Hugging Face
5. Content at Scale
6. Is it AI
7. ONU

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.