Vídeo em que torcida do Fluminense grita ‘volta, Bolsonaro’ é montagem

Por Luiz Fernando Menezes

8 de março de 2024, 16h46

É montagem o vídeo que mostra a torcida do Fluminense gritando “volta, Bolsonaro” durante um jogo no Maracanã. As publicações inseriram na filmagem do estádio um áudio retirado de uma gravação feita em dezembro de 2023 na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo (SP), quando vereadores homenagearam o ex-presidente e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Não há gritos de apoio a Bolsonaro na gravação original dos torcedores tricolores.

O vídeo editado acumulava mais de 400 mil visualizações no TikTok e centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta sexta-feira (8).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Bolsonaro Maracanã 29/02/24.

Vídeo editado que mostra torcida do Fluminense gritando ‘volta, Bolsonaro’ circula com data de fevereiro de 2024

Trata-se de uma edição o vídeo que mostra a torcida do Fluminense gritando “volta, Bolsonaro” durante uma partida no Maracanã. O áudio inserido na gravação foi retirado de um registro feito em dezembro de 2023 em São Bernardo do Campo.

A peça de desinformação que tem viralizado nas redes foi publicada originalmente no TikTok no dia 6 de fevereiro deste ano. A própria plataforma indica que a trilha sonora dos gritos de “volta, Bolsonaro” tem origem em uma homenagem da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo ao presidente e ao deputado Eduardo Bolsonaro (veja abaixo).

TikTok mostra que vídeo de torcida usa áudio de outra publicação de autoria da usuária @renatakobra
Som original. Áudio de apoio a Bolsonaro foi retirado de vídeo publicado por outra usuária do TikTok (Reprodução/TikTok)

O mesmo áudio já apareceu em outra peça de desinformação desmentida pelo Aos Fatos. No início de fevereiro, um vídeo da torcida do Flamengo também foi editado para dar a entender que uma multidão teria entoado palavras de apoio a Bolsonaro.

Já as imagens da torcida do Fluminense foram originalmente publicadas em 18 de agosto de 2022 pelo mesmo usuário do TikTok que, meses depois, postou a peça de desinformação. Um dia antes da publicação, o time havia enfrentado o Fortaleza pela Copa do Brasil. Aos Fatos não encontrou nenhum registro de que a torcida tenha gritado algo em apoio ao ex-presidente.

Referências:

1. Câmara Municipal de São Bernardo do Campo
2. Aos Fatos
3. ge

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.