É uma montagem a foto em que a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, aparece usando um vestido verde comparado a uma pamonha em publicações nas redes sociais. No registro original, quem aparece com a roupa é a ex-senadora Kátia Abreu (PP-GO). A foto verdadeira foi feita em 2015, na cerimônia de posse do segundo mandato de Dilma Rousseff (PT), e mostra todos os ministros de seu governo, inclusive Kátia Abreu, nomeada para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 72 mil compartilhamentos no Facebook até a tarde desta terça-feira (2).
Posts difundem uma montagem para alegar que a primeira-dama Janja usou um vestido verde com um cinto vermelho, que tem sido comparado a uma pamonha embalada nas peças de desinformação. Na foto original, quem traja a peça é a ex-senadora Kátia Abreu. O registro foi feito durante a cerimônia de posse da ex-presidente Dilma Rousseff, na Câmara dos Deputados, em 1º de janeiro de 2015.
Na época, assim como agora, internautas fizeram a mesma comparação em relação ao vestido de Abreu — que no mesmo dia tomava posse como ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento durante o segundo mandato de Dilma.
Recorrência. São recorrentes as peças de desinformação que associam Janja ao tráfico de drogas, a profissionais do sexo e a fotos de nudez. Em checagem anterior, Aos Fatos mostrou, por exemplo, que não é a primeira-dama a mulher que aparece de lingerie na posse do presidente Lula, em 1º de janeiro de 2023.