É montagem foto que mostra Janja com vestido comparado a uma pamonha

Por Marco Faustino

2 de abril de 2024, 14h16

É uma montagem a foto em que a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, aparece usando um vestido verde comparado a uma pamonha em publicações nas redes sociais. No registro original, quem aparece com a roupa é a ex-senadora Kátia Abreu (PP-GO). A foto verdadeira foi feita em 2015, na cerimônia de posse do segundo mandato de Dilma Rousseff (PT), e mostra todos os ministros de seu governo, inclusive Kátia Abreu, nomeada para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 72 mil compartilhamentos no Facebook até a tarde desta terça-feira (2).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

É montagem a foto em que Janja aparece usando um vestido verde que tem sido comparado nas redes sociais a uma pamonha; registro original mostra a ex-senadora Kátia Abreu

Posts difundem uma montagem para alegar que a primeira-dama Janja usou um vestido verde com um cinto vermelho, que tem sido comparado a uma pamonha embalada nas peças de desinformação. Na foto original, quem traja a peça é a ex-senadora Kátia Abreu. O registro foi feito durante a cerimônia de posse da ex-presidente Dilma Rousseff, na Câmara dos Deputados, em 1º de janeiro de 2015.

Foto mostra a ex-senadora Kátia Abreu (à esq.) durante cerimônia de posse de Dilma, em 2015
‘Pamonha.’ A ex-senadora Kátia Abreu (à esq.) usou um vestido verde, que foi comparado a uma pamonha, ao assumir a pasta da Agricultura, durante cerimônia de posse de Dilma, em 2015 (Geraldo Magela/Agência Senado).

Na época, assim como agora, internautas fizeram a mesma comparação em relação ao vestido de Abreu — que no mesmo dia tomava posse como ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento durante o segundo mandato de Dilma.

Recorrência. São recorrentes as peças de desinformação que associam Janja ao tráfico de drogas, a profissionais do sexo e a fotos de nudez. Em checagem anterior, Aos Fatos mostrou, por exemplo, que não é a primeira-dama a mulher que aparece de lingerie na posse do presidente Lula, em 1º de janeiro de 2023.

Leia mais
Nas Redes Montagem com legenda machista mente ao dizer que foto mostra Janja de lingerie
Nas Redes Não é Janja mulher que aparece em foto sentada em bancada de cozinha

Referências:

1. Folha de S.Paulo
2. X
3. Aos Fatos (1, 2 e 3)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.