Não é a primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, a mulher que aparece sentada de vestido, com as coxas à mostra, sobre uma bancada de cozinha em uma foto que circula nas redes. Em mensagem ao Aos Fatos, a representante comercial Adriana Souza Gagliardi confirmou ser ela quem aparece na imagem, que foi publicada originalmente por ela no Twitter. Também é falso que a imagem foi publicada nas redes sociais da primeira-dama no dia 2 de janeiro.
Publicações que usam a imagem descontextualizada para fazer ataques misóginos à primeira-dama circulam principalmente no Facebook, plataforma em que acumulam ao menos mil compartilhamentos.
Aplaudam a nossa primeira dama dia 02/01/2023. A foto foi ela quem publicou
São falsas as publicações que atribuem à primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, a identidade de uma mulher que aparece sentada de vestido, com as coxas à mostra, sobre uma bancada de cozinha, em uma foto de conteúdo adulto. Quem aparece nas imagens é a representante comercial Adriana Souza Gagliardi, segundo ela própria confirmou em mensagem ao Aos Fatos.
De acordo com Gagliardi, ela publicou a foto no Twitter no fim do ano passado e apagou depois que começaram a circular as peças desinformativas ligando a imagem a Janja. Diferentemente do que afirmam as publicações desinformativas, a foto também não foi publicada em nenhuma das redes sociais da primeira-dama, como pode ser visto em seus perfis no Instagram e no Twitter.
Desde a posse, Janja tem sido alvo de uma série de ataques misóginos nas redes. Algumas das publicações que viralizaram mostram uma imagem em que ela caminha e olha para um militar para sugerir que estaria flertando com ele, assim como uma reprodução de uma imagem na qual ela aparece com a mão sobre a calça. A primeira-dama também foi criticada pela sua aparência em postagens que a comparam a Michelle Bolsonaro, mulher do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).