🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Montagem com legenda machista mente ao dizer que foto mostra Janja de lingerie

Por Marco Faustino

27 de janeiro de 2023, 14h30

A foto de uma ativista circula nas redes com legendas machistas e a identificação falsa de que a mulher seria a primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja. Na verdade, o registro mostra Lucimara Costa, representante da Aprosmig (Associação das Prostitutas de Minas Gerais), que aparece de lingerie vermelha, segurando um cartaz em apoio às profissionais do sexo, durante a posse de Lula (PT).

Publicações com a atribuição enganosa acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (27) e circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Posts difundem que mulher que usa lingerie vemelha e segura um cartaz em apoio às profissionais do sexo é a primeira-dama Janja, o que é falso

É falso que a mulher que aparece em foto trajando lingerie vermelha e segurando um cartaz com os dizeres “Puta também é gente. Aprosmig presente. Lula presidente” seja a primeira-dama Janja. Por meio de busca reversa, Aos Fatos verificou que a pessoa que aparece na imagem é a ativista Lucimara Costa, que representou a Associação das Prostitutas de Minas Gerais durante a posse de Lula.

A imagem, na verdade, é um frame de um vídeo publicado por Costa no Instagram e no TikTok, em 1° de janeiro de 2023, na posse do presidente Lula. A ativista também aparece nas imagens registradas, no mesmo dia, pelo fotógrafo Maneco Magnesio.

No registro difundido nas redes, é possível observar ao fundo um dos palcos montados na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, do Festival do Futuro, que celebrou a posse do petista com a apresentação de diversos artistas. Isso significa, portanto, que a foto não é antiga como as publicações fazem crer.

Janja acompanhou o presidente Lula durante a posse. Ela coordenou a cerimônia e evitou as cores branca e vermelha no terno e na calça que usou na posse.

Em checagens anteriores, o Aos Fatos verificou que Janja não é a mulher que aparece em uma foto sentada de vestido sobre uma bancada de cozinha, e que a primeira-dama não tirou foto ao lado de um traficante preso no Rio de Janeiro.

Esta peça de desinformação também foi checada pelo Boatos.org e Lupa.

1. Instagram (Fontes 1, 2 e 3)
2. CGN
3. Tik Tok
4. Lula
5. Folha de S. Paulo
6. Aos Fatos (Fontes 1 e 2)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.