Príncipe William não elogiou Lula ao pedir fim do conflito entre Israel e Hamas

Compartilhe

Não é verdade que o príncipe William, do Reino Unido, classificou como “heroico” o posicionamento do presidente Lula (PT) contra o conflito entre Israel e o grupo extremista palestino Hamas, como alegam publicações nas redes. O herdeiro do trono britânico não fez qualquer menção ao chefe de Estado brasileiro em sua única manifestação pública contra os combates.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 7.000 compartilhamentos no Facebook e milhares de visualizações no TikTok até a tarde desta segunda-feira (1°).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Príncipe William pede o fim da guerra em Israel no mundo todo. Ele falou que o discurso de Lula foi de herói e que nenhum líder político teve a coragem e a humildade de falar a verdade

Post engana ao alegar que o príncipe William, do Reino Unido, elogiou o posicionamento de Lula contra o conflito entre Israel e Hamas

Publicações nas redes mentem ao alegar que o príncipe William, herdeiro do trono britânico, teria classificado como “heroicas” as críticas de Lula ao conflito entre Hamas e Israel. Em busca na imprensa e nas redes oficiais da realeza, o Aos Fatos não encontrou qualquer manifestação similar de William sobre o presidente brasileiro desde o início do confronto no Oriente Médio, em 7 de outubro de 2023.

A única declaração pública feita pelo príncipe sobre o tema ocorreu em 20 de fevereiro deste ano. Em publicação nas redes, William pediu o fim dos confrontos na Faixa de Gaza e alertou para a “necessidade urgente" de garantir ajuda humanitária aos palestinos e a libertação dos reféns. O príncipe também disse estar preocupado com o que chamou de "terrível custo humano" da guerra. Não houve menção a Lula no comunicado.

Leia mais
Explicamos O que é antissemitismo e o que dizem pesquisadores e organizações sobre a fala de Lula

Apesar de não especificarem qual discurso do presidente brasileiro teria sido alvo de elogios do príncipe britânico, as peças de desinformação provavelmente fazem referência a uma fala ocorrida em 18 de fevereiro deste ano. Em entrevista à imprensa durante viagem à Etiópia, Lula comparou a resposta de Israel em Gaza à ação de Hitler contra os judeus durante o Holocausto e classificou o conflito no Oriente Médio como um genocídio.

A declaração fez com que o governo israelense convocasse o embaixador brasileiro para esclarecimentos e apontasse Lula como persona non grata no país. Isso não impediu que o petista voltasse a repetir em duas ocasiões no mês passado (veja aqui e aqui) que Israel está cometendo genocídio contra o povo palestino.

Compartilhe

Leia também

falsoPosts difundem perfil falso de Deise Moura para associá-la a Bolsonaro

Posts difundem perfil falso de Deise Moura para associá-la a Bolsonaro

falsoVídeos gerados por IA de incêndios em Los Angeles viralizam como se fossem reais

Vídeos gerados por IA de incêndios em Los Angeles viralizam como se fossem reais

Entenda as diferenças entre checagem de fatos e moderação de conteúdo

Entenda as diferenças entre checagem de fatos e moderação de conteúdo