Vídeo de terremoto registrado em janeiro no Japão circula como se fosse recente

Por Luiz Fernando Menezes

5 de abril de 2024, 15h23

Não foi gravado na última quinta-feira (4) o vídeo que mostra um terremoto atingindo uma região residencial no Japão. As peças de desinformação compartilham como se fossem atuais imagens de um tremor de magnitude 7,6 que atingiu a região de Ishikawa em janeiro deste ano e causou mais de 200 mortes. O abalo mais recente foi registrado em outra parte do Japão e teve magnitude e impactos menores.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam mais de 2.000 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no X (ex-Twitter) até a tarde desta sexta-feira (5).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo não é bem assim

Após o sismo de magnitude que sacudiu ontem a ilha de Taiwan, hoje o Japão foi atingido por um sismo de magnitude 6.1. Não há ainda informações sobre vítimas e danos.

Vídeo de tremor ocorrido em região urbana do Japão em janeiro circula como se fosse recente

Publicações nas redes têm compartilhado um vídeo que mostra um terremoto em uma área residencial no Japão como se fosse recente e tivesse relação com os tremores que atingiram Taiwan na última quarta (3). Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que as imagens foram gravadas, na verdade, no dia 1º de janeiro deste ano.

Naquela data, um tremor de magnitude 7,6 atingiu a região de Ishikawa, na costa oeste do país. O impacto destruiu casas, matou mais de 200 pessoas e colocou o Japão sob um alerta de tsunami iminente, que acabou não ocorrendo.

Leia mais
Nas Redes Vídeo que mostra prédio tombado em Taiwan após terremoto é de 2018, não atual
Nas Redes Vídeo de demolição controlada na China em 2021 circula como se mostrasse estrago causado por terremoto em Taiwan

É fato, no entanto, que o país registrou novos tremores nesta semana após o abalo ocorrido em Taiwan. Na última quinta-feira (4), a costa leste do país foi atingida por um terremoto de magnitude 6,1. Não há, até o momento, informações sobre mortos ou feridos.

Referências:

1. g1 (1 e 2)
2. Record News
3. Cultura

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.