Um vídeo que circula nas redes e mostra um prédio caído após um terremoto em Taiwan foi registrado em 2018, não após o tremor que atingiu a ilha na última quarta (3), como afirmam publicações nas redes.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no X (ex-Twitter) e milhares de visualizações no Telegram até a tarde desta quinta-feira (4).
Posts nas redes têm difundido um vídeo antigo, gravado em fevereiro de 2018 e que mostra um prédio tombado (veja abaixo) após um terremoto em Taiwan, como se retratasse os efeitos de um outro sismo que atingiu a ilha na quarta-feira (3).
Em 2018, um terremoto de magnitude 6.4 atingiu a costa leste de Taiwan e resultou em ao menos seis mortes e mais de 250 feridos. O recente evento sísmico também atingiu a costa leste da ilha, mas com uma magnitude de 7.4, e resultou até o momento em dez mortos e mais de mil feridos. Assim como no sismo de 2018, o recente terremoto abalou a estrutura de edifícios e fez com que alguns tombassem.
Tremores de terra são frequentes e ocorrem dezenas de vezes por ano em Taiwan, mas a maioria é leve e não causa danos. A ilha está localizada no Anel de Fogo do Pacífico, a área com maior índice de atividade tectônica do mundo.