Vídeo que mostra prédio tombado em Taiwan após terremoto é de 2018, não atual

Por Marco Faustino

4 de abril de 2024, 15h16

Um vídeo que circula nas redes e mostra um prédio caído após um terremoto em Taiwan foi registrado em 2018, não após o tremor que atingiu a ilha na última quarta (3), como afirmam publicações nas redes.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no X (ex-Twitter) e milhares de visualizações no Telegram até a tarde desta quinta-feira (4).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo não é bem assim

Vídeo mostra prédio tombado em Taiwan após terremoto em 2018

Posts nas redes têm difundido um vídeo antigo, gravado em fevereiro de 2018 e que mostra um prédio tombado (veja abaixo) após um terremoto em Taiwan, como se retratasse os efeitos de um outro sismo que atingiu a ilha na quarta-feira (3).

Em 2018, um terremoto de magnitude 6.4 atingiu a costa leste de Taiwan e resultou em ao menos seis mortes e mais de 250 feridos. O recente evento sísmico também atingiu a costa leste da ilha, mas com uma magnitude de 7.4, e resultou até o momento em dez mortos e mais de mil feridos. Assim como no sismo de 2018, o recente terremoto abalou a estrutura de edifícios e fez com que alguns tombassem.

Tremores de terra são frequentes e ocorrem dezenas de vezes por ano em Taiwan, mas a maioria é leve e não causa danos. A ilha está localizada no Anel de Fogo do Pacífico, a área com maior índice de atividade tectônica do mundo.

Leia mais
Nas Redes Vídeo de demolição controlada na China em 2021 circula como se mostrasse estrago causado por terremoto em Taiwan

Referências:

1. CNN
2. Folha de S.Paulo
3. TV Cultura
4. g1
5. National Geographic

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.