É falso que Brasil registra maior movimento migratório da história durante atual governo Lula

Por Luiz Fernando Menezes

4 de abril de 2024, 15h15

Não é verdade que uma pesquisa recente mostra que o Brasil registrou o maior fluxo migratório da história durante o atual governo Lula. As peças de desinformação distorcem números divulgados pelo Ministério das Relações Exteriores que apontam que o total de brasileiros no exterior atingiu uma máxima histórica de 4,59 milhões em 2022, ainda durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL). De acordo com os dados disponíveis, o maior salto quantitativo no número de brasileiros vivendo fora do país ocorreu entre 2012 e 2013.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 22 mil curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quinta-feira (4).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Brasileiros estão indo embora do país no maior movimento de migração da história. Certeza que em 2026 com o capitão na presidência da República eles voltam.

Foto de fila no aeroporto ilustra texto do Terra Brasil Notícias que afirma que ‘brasileiros estão indo embora do país’

Publicações têm distorcido dados referentes ao número de brasileiros que vivem no exterior para fazer crer que o governo Lula seria responsável pelo “maior movimento de migração da história”. As peças de desinformação citam números apresentados pelo Globo com base no documento Comunidades Brasileiras no Exterior, do Ministério das Relações Exteriores, mas cometem dois erros:

  • Diferentemente do que sugerem os posts enganosos, o levantamento aponta que foi em 2022 — durante o governo Bolsonaro, portanto — que o número de brasileiros expatriados chegou a 4,59 milhões, o maior da história;
  • Esse número se refere ao total de brasileiros que viviam fora do país naquele momento e não ao fluxo migratório de um ano para o outro. É incorreto, portanto, alegar que se trata do “maior movimento de migração”, já que o total de expatriados é um número cumulativo.

Conforme pode ser verificado no gráfico abaixo, o total de brasileiros no exterior tem crescido desde 2015. Durante o governo Bolsonaro, o número subiu de 3,59 milhões ao fim de 2018 para 4,59 milhões ao fim de 2022.

De acordo com o documento, o maior salto quantitativo ocorreu entre 2012 e 2013. Naquele período, a comunidade brasileira no exterior passou de 1,89 milhão para 2,8 milhões de pessoas — aumento de 48%. Não é possível, no entanto, afirmar que esse foi o maior crescimento da história, já que a série histórica da pasta começa em 2009 e não traz dados de três anos: 2011, 2017 e 2019.

Referências:

1. O Globo
2. Ministério das Relaçoes Exteriores

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.