Meme que mostra eleitor do PT como burro não foi exibido em Nova York

Por Luiz Fernando Menezes

17 de abril de 2024, 12h57

Não é verdade que paineis instalados em prédios do bilionário Elon Musk em Nova York estejam exibindo uma imagem que mostra um eleitor do PT representado como um burro. As publicações enganosas compartilham uma montagem que insere uma ilustração feita por inteligência artificial em um template pronto das ruas da cidade americana.

O vídeo editado acumulava ao menos 3.000 compartilhamentos no Facebook e centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta quarta-feira (17).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Brasil vira meme em Nova York. Está fixado nos prédios do Elon Musk.

Telão na rua de Nova York mostra burro com camiseta do PT sonhando com pedaço de carne

Publicações mentem ao afirmar que uma imagem que mostra um eleitor do PT representado como um burro sentado sobre uma abóbora enquanto sonha com um pedaço de carne estaria sendo exibida em outdoors em Nova York. O vídeo que aparece nas peças de desinformação é fruto de uma montagem produzida por meio de uma ferramenta de edição do TikTok.

Nas peças de desinformação é possível ver que a edição foi publicada originalmente pelo perfil @pedacobrasil. O próprio usuário indica que o vídeo foi feito com um template oferecido pelo CapCut (veja abaixo), ferramenta de vídeos que permite a inserção de filtros e imagens.

Imagem mostra template original intitulado ‘New York TV’ oferecido pela ferramenta de edição
Template. Ilustração feita por IA foi inserida em modelo oferecido pelo CapCut (Reprodução)

A ilustração gerada por meio de inteligência artificial que representa o eleitor de Lula como um burro já havia sido publicada pelo mesmo usuário do TikTok em março de 2024, antes do embate entre Musk e o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes. Não há registros de que o bilionário tenha publicado meme semelhante.

O Boatos.org também desmentiu essa peça de desinformação.

Referências:

1. Capcut
2. Aos Fatos
3. X (@elonmusk)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.