Não há evidências de que o suco de inhame, maçã e laranja aumenta as plaquetas e cura a dengue

Por Marco Faustino

11 de março de 2024, 18h30

Não há evidências científicas que comprovem que o suco de inhame, maçã e laranja seja capaz de aumentar o número de plaquetas no sangue e reverter quadros de dengue. Especialistas consultados pelo Aos Fatos afirmaram que não há atualmente alimento ou remédio capaz de curar a doença. A recuperação envolve hidratação, repouso e o uso de medicação para aliviar os sintomas.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 10 mil compartilhamentos no Facebook e centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta segunda-feira (11).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Bebida natural [suco de inhame, maçã e laranja] para aumentar plaquetas [e combater a dengue]

Vídeo de receita de suco de inhame, maçã e laranja é compartilhado como tratamento para casos de dengue

Diferentemente do que afirma um vídeo que tem viralizado nas redes, o suco de inhame, maçã e laranja não é capaz de curar a dengue. As peças de desinformação alegam que a bebida teria a capacidade de aumentar o número de plaquetas — responsáveis pela coagulação do sangue — no organismo, o que garantiria uma recuperação mais rápida da doença e evitaria sua forma mais grave.

Especialistas ouvidos pelo Aos Fatos afirmaram que não há evidências científicas de que a ingestão desses três alimentos aumente o nível de plaquetas no sangue. Eles alertaram, ainda, que o tratamento de casos de trombocitopenia — nome dado à queda nos componentes responsáveis pela coagulação — deve ser feito pelo médico e que intervenções caseiras não são recomendadas.

Leia mais
Nas Redes É falso que suco de limão e caldo de cana curam a dengue
Nas Redes Não há evidências de que coquetel com vitaminas e própolis seja eficaz contra dengue

“O processo de produção de plaquetas é bem complexo, e não há evidências de que alimentos possam influenciar esse processo. Pacientes com trombocitopenia [provocadas por doenças crônicas] devem fazer uso de fármacos ou fazer reposição de plaquetas por transfusão”, afirmou Letícia Sarturi, mestre em imunologia pela USP. De acordo com ela, a tendência é que o nível de plaquetas volte a se regularizar à medida que o paciente com dengue se recupera, e que sucos podem ajudar na hidratação.

Já a professora de Biossegurança da UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre), Mel Markoski, ressaltou que, além de não se basearem em evidências científicas, práticas como a divulgada no vídeo podem ser perigosas. “Simplesmente tentar aumentar os níveis [de plaquetas] por intervenções, seja qual for, sem acompanhamento médico pode trazer riscos à saúde”.

Leia mais
Nas Redes Não há evidências científicas de que a ivermectina seja eficaz contra a dengue
Nas Redes Não há evidências científicas de que chá de folha de mamão combata dengue em humanos

Atualmente, não há um medicamento específico para curar a dengue. De acordo com o Ministério da Saúde, a recuperação consiste basicamente em repouso e hidratação. Também podem ser usados analgésicos e antitérmicos, como paracetamol e dipirona, para o manejo de sintomas. O ciclo viral pode durar de três a 15 dias.

Desde o início do surto de dengue no país, passaram a circular nas redes uma série de peças de desinformação que prometem curas caseiras para a doença. Aos Fatos já desmentiu, por exemplo, que o chá de folha de mamão, os coquetéis de vitaminas com própolis e o suco de limão com caldo de cana seriam capazes de auxiliar na recuperação da doença.

Referências:

1. g1
2. Ministério da Saúde
3. Aos Fatos (1, 2 e 3)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.