É falso que suco de limão e caldo de cana curam a dengue

Por Marco Faustino

7 de fevereiro de 2024, 18h48

Não é verdade que o suco de limão e o caldo de cana eliminam o vírus da dengue no corpo humano e fazem parte do tratamento da doença, como afirmado em um vídeo que tem sido difundido por publicações falsas nas redes. Especialistas ouvidos pelo Aos Fatos afirmam que a ingestão de suco de limão ou caldo de cana não combatem a doença e podem causar problemas de saúde nos pacientes acometidos pela dengue.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de curtidas e compartilhamentos no Instagram e no Facebook, respectivamente, até a tarde desta quarta-feira (7). As peças enganosas circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

O remédio [um copo de 200 ml de suco de limão] que vou te passar agora [contra a dengue] acaba com todos os sintomas [da doença] em poucas horas, porque vai agir na carga viral. O remédio consiste em ministrar uma dose alta de limão. A carga viral é eliminada com esse remédio. No casos de dengue hemorrágica é preciso tomar os 200 ml de suco de limão primeiro e logo depois tomar, de hora em hora, 50 ml de caldo de cana

Diferentemente do que é afirmado em vídeo que circula nas redes sociais, o suco de limão e o caldo de cana não eliminam a carga viral do vírus da dengue no corpo humano

É falso que o suco de limão e o caldo de cana eliminam o vírus da dengue no corpo humano e fazem com que os sintomas clínicos da doença, como dor nas articulações e manchas vermelhas pelo corpo, desapareçam em questão de horas, como afirmado em vídeo difundido nas redes sociais.

“Infelizmente, o caldo de limão, o suco de limão e o caldo da cana-de-açúcar não têm nenhum poder em matar o vírus, deixá-lo mais fraco ou evitar a picada do Aedes aegypti — mosquito transmissor da dengue”, afirma a infectologista e professora da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Raquel Silveira Bello Stucchi.

Uma vez dentro do corpo humano, o vírus da dengue usa vários tipos de células para se replicar e aumentar assim a chamada carga viral. O remédio ou princípio ativo teria que agir para impedir essa replicação – o que o limão e o caldo de cana não fazem.

“Pacientes com dengue hemorrágica devem ter acompanhamento médico urgente e dependendo da gravidade precisam de internação. Perda de sangue não é brincadeira e pode levar à morte. O consumo de um alimento extremamente rico em glicose como caldo de cana, inclusive, pode prejudicar o indivíduo doente”, afirma a bióloga Maria Helena Menezes Estevam Alves, pesquisadora do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco).

Leia mais
Explicamos Para que serve e quem pode tomar a vacina contra a dengue
Nas Redes Posts distorcem frase para dizer que ministra da Saúde minimizou avanço da dengue

Atualmente, não há um medicamento específico para a dengue. São usados analgésicos e antitérmicos (paracetamol e dipirona) para melhorar e atenuar os sintomas. Devem ser evitados os salicilatos e os antiinflamatórios não hormonais, visto que o uso desses fármacos pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas e acidose (excesso de ácido no sangue). É necessário, portanto, esperar o ciclo viral terminar, o que pode variar de três a 15 dias.

O salicilato é uma substância presente em diversos medicamentos, entre eles o ácido acetilsalicílico. O limão contém salicilatos, mas a quantidade presente na fruta é pequena e não traz riscos ao paciente com dengue, segundo a infectologista Raquel Stucchi.

Já a bióloga Maria Helena pondera e diz que, embora a quantidade presente em frutas seja pequena, os salicilatos podem comprometer ainda mais um corpo acometido e já sobrecarregado por um quadro grave de dengue.

Referências:

1. Ministério da Saúde
2. Secretaria de Saúde de São Paulo
3. Prefeitura Municipal de Curitiba

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.