🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Fevereiro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto em que criança chora ao lado de morto não retrata guerra na Ucrânia, mas filme russo

Por Luiz Fernando Menezes

25 de fevereiro de 2022, 15h50

Publicações nas redes sociais enganam ao associar à guerra na Ucrânia uma foto que retrata cena do filme de ficção russo “A Resistência”, de 2010 (veja aqui). Na imagem, uma criança chora ao lado de uma mulher morta. O longa-metragem narra a reação do exército soviético à invasão da fortaleza de Brest pelos nazistas em 1941.

Publicações com a foto em contexto enganoso somavam ao menos 60 mil compartilhamentos nesta sexta-feira (24) no Facebook.


Selo falso

Não mostra uma situação real a foto em uma menina chora abraçada a uma boneca e ao lado de uma mulher morta. A imagem, que tem sido atribuída nas redes sociais ao conflito armado entre Rússia e Ucrânia, é parte do material promocional do filme russo “A Resistência”, lançado em 2010 e dirigido por Aleksandr Kott.

Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que a imagem circula desde o ano de lançamento da obra e faz referência ao trecho (por volta do minuto 53) em que uma menina chora a morte de familiares após a invasão do exército nazista à União Soviética.

Criança chora no filme “A Resistência”
Filme. Trecho do longa-metragem russo que foi usado para ilustrar a foto promocional.

Fotos antigas tiradas de contexto tem circulado nas redes para ilustrar cenas do conflito entre Rússia e Ucrânia. Aos Fatos checou, por exemplo, uma peça que usava um registro da Faixa de Gaza e outra que descontextualizava imagens de 2014. As peças de desinformação já checadas sobre a guerra podem ser acessadas aqui.

Referências:

1. IMDb
2. Wikimedia Commons
3. Aos Fatos (1, 2, 3 e 4)


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.