🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Fevereiro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Uma a cada dez imagens mais populares no Facebook sobre guerra na Ucrânia está fora de contexto

Por Débora Ely

25 de fevereiro de 2022, 13h52

Nas primeiras 24 horas após o ataque russo à Ucrânia, uma série de fotos e vídeos antigos ou fora de contexto passou a ser atribuída nas redes sociais ao conflito. O Bipe analisou as 100 publicações com imagens que tiveram mais interações que foram publicadas no Facebook e identificou que 13 haviam sido veiculadas descontextualizadas. Juntas, essas postagens enganosas somaram 150 mil curtidas e comentários, o que equivale a 10% do total analisado (1,5 milhão de interações).

A peça enganosa com mais interações no Facebook mostra a foto de um ataque aéreo de Israel à Faixa de Gaza (quatro postagens, 49.818 interações) e já foi desmentida por Aos Fatos. Também circulou fora de contexto uma imagem antiga que exibe pessoas rezando em uma cidade ucraniana. Duas publicações que somaram 21.805 interações relacionavam a cena ao recente conflito. A análise considerou postagens feitas em grupos, páginas e perfis verificados e foi feita por meio da ferramenta CrowdTangle.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.