Foto que mostra ataque de Israel a Gaza é atribuída em posts ao conflito na Ucrânia

Por Luiz Fernando Menezes

24 de fevereiro de 2022, 16h25

Uma foto que mostra uma explosão em uma área urbana tem sido compartilhada nas redes sociais como se fosse relacionada ao ataque da Rússia à Ucrânia nesta quinta-feira (24), mas isso não é verdade (veja aqui). A imagem foi registrada em maio de 2021 e exibe um bombardeio de Israel à Faixa de Gaza.

Publicações com a foto fora do contexto original somavam ao menos 3.000 compartilhamentos nesta quinta-feira (24) no Facebook.


Selo falso

Explosão em Gaza circula como se fosse na Ucrânia

Não é recente nem foi registrada na Ucrânia a foto noturna de uma explosão próxima a prédios, como tem sido atribuído em posts nas redes sociais. A imagem foi feita pelo fotógrafo Mahmud Hams, da AFP, e mostra um ataque aéreo israelense à Faixa de Gaza em 10 de maio de 2021.

Foto original, registrada por Mahmud Hams

Na época, Israel atacou a Faixa de Gaza em retaliação ao lançamento de mísseis pelo grupo palestino Hamas. Segundo a Al Jazeera, 24 pessoas foram mortas na ofensiva. O conflito durou 11 dias e terminou com 245 palestinos e 13 israelenses mortos.

A Rússia iniciou, na madrugada desta quinta-feira (24), um ataque militar de larga escala ao território ucraniano. Segundo a BBC, houve explosões na capital Kiev e em outras cidades do país, e tanques e tropas russas podem ser vistas nas ruas.

Aos Fatos já desmentiu outra publicação que usa cenas registradas na Faixa de Gaza para fazer crer que se trata do ataque da Rússia à Ucrânia (veja aqui).

Referências:

1. Getty Images
2. Al Jazeera
3. G1 (1 e 2)
4. BBC


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.