🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Julho de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Estadão não noticiou que ferimentos de Joice Hasselmann seriam de acidente de carro

Por Marco Faustino

26 de julho de 2021, 16h44

Não é verdade que O Estado de S.Paulo noticiou que os ferimentos da deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) seriam de um acidente de carro sofrido após uma "rave clandestina", como alegam nas redes (veja aqui). Nem o jornal nem outros veículos publicaram essa versão e a foto que circula com os posts é uma montagem que usa o logotipo do Estadão. A parlamentar disse desconfiar que foi agredida por uma pessoa que se escondeu em seu apartamento. A Polícia Legislativa investiga o caso.

Postagens com o conteúdo enganoso reuniam ao menos 7.000 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (26) e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da plataforma ‌(‌saiba‌ ‌como‌ ‌funciona‌).


A farsa revelada. Rave clandestina, drogada e bêbada, e de volta para a residência, às 4 da manhã, bateu seu carro de luxo em um poste. Foi buscar atendimento médico e utilizou nome fictício para não ser reconhecida.

Publicações nas redes sociais enganam ao indicar que o jornal O Estado de S.Paulo noticiou que os ferimentos apresentados pela deputado federal Joice Hasselmann (PSL-SP) na semana passada seriam decorrentes de um acidente de carro sofrido por ela ao voltar de uma "rave clandestina". Tal versão não foi veiculada pelo Estadão nem por outros órgãos de imprensa, como Aos Fatos verificou.

Em entrevista publicada no Estadão na sexta-feira (23), a deputada afirmou ter acordado no chão de seu apartamento em Brasília no dia 18 com vários ferimentos e disse desconfiar que foi agredida por uma pessoa que se escondeu em um dos cômodos do imóvel. O caso está sob investigação do Departamento de Polícia Legislativa. Outras reportagens do jornal também não citam a versão que circula nas redes sociais (confira aqui, aqui e aqui).

Além disso, as publicações checadas trazem uma montagem que altera a informação de uma imagem originalmente publicada na conta de Instagram do jornal. Em vez de "A Farsa revelada", a foto que mostra o rosto da deputada e o logotipo do Estadão tem como legenda “Joice Hasselmann reconstitui acidente episódio sobre seus ferimentos; veja vídeo”.

Essa peça de desinformação também foi checada pelo Estadão Verifica.

Aos Fatos verificou também ser falsa a alegação de que um carro danificado mostrado em uma foto que circula nas redes sociais pertenceria à deputada. A imagem mostra um acidente ocorrido em junho, em Criciúma (SC), quando um empresário foi preso após dirigir embriagado e desacatar policiais militares.

Referências:

1. Estadão (Fontes 1, 2, 3 e 4)
2. Instagram


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.