Carro que aparece danificado em foto não é de Joice Hasselmann

Por Marco Faustino

26 de julho de 2021, 16h57

Não é da deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) o carro branco com a parte da frente danificada cuja foto aparece em postagens nas redes (veja aqui) que alegam que os ferimentos sofridos pela parlamentar seriam devido a um acidente de trânsito. O caso mostrado na imagem aconteceu em junho deste ano, em Criciúma (SC), quando um empresário foi preso após dirigir embriagado e desacatar policiais militares.

Postagens contendo a atribuição enganosa reuniam centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (26) e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da plataforma ‌(‌saiba‌ ‌como‌ ‌funciona‌).


Carrinho de luxo de Peppa após FESTA CLANDESTINA REGADA A DROGAS LÍCITAS E OUTRAS NEM TANTO

A foto de um Porsche branco danificado após um acidente de trânsito ocorrido no dia 20 de junho, em Criciúma, não tem relação com os ferimentos apresentados pela deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) na semana passada. O episódio mostrado na foto envolveu um empresário, cujo nome não foi divulgado, e ocorreu 28 dias antes de a parlamentar aparecer ferida.

O homem foi preso pela PM (Polícia Militar) de Santa Catarina após dirigir embriagado, colidir contra outro automóvel, fugir do local da ocorrência e desacatar policiais. Na delegacia, o empresário foi liberado após pagar fiança.

Em entrevista ao Estadão na sexta-feira (23), Hasselmann afirmou ter acordado no chão de seu apartamento em Brasília no dia 17 de julho com vários ferimentos e disse desconfiar que foi agredida por uma pessoa que se escondeu em um dos cômodos.

As publicações checadas também difundem um frame retirado de uma entrevista concedida pela parlamentar à CNN Brasil, após ela prestar depoimento ao Departamento de Polícia Legislativa, órgão da Câmara dos Deputados que investiga o caso. Na ocasião, a deputada não mencionou ter sofrido acidente de carro.

Em checagem anterior, Aos Fatos verificou ser falsa a alegação de que O Estado de S.Paulo noticiou que os ferimentos da deputada seriam de um acidente de carro após uma "rave clandestina".

Referências:

1. ND Mais
2. TN Sul
3. Estadão
4. CNN Brasil
5. Aos Fatos

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.