🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Agosto de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeos que mostram incêndios não são de acidente de avião em Dubai

Por Luiz Fernando Menezes

26 de agosto de 2020, 14h14

Vídeos que mostram incêndios de grandes proporções não exibem um acidente aéreo em Dubai, como afirmam postagens nas redes sociais (veja aqui). As imagens são de duas outras ocasiões: um incêndio no mercado popular em Ajman, também nos Emirados Árabes, e o vazamento de um oleoduto no Egito, ambos neste ano. Além disso, não há registro de desastre de avião em Dubai nos últimos meses.

A peça de desinformação, que apareceu primeiro em inglês, passou a circular no Brasil na semana passada e tem sido compartilhada principalmente em páginas no Facebook. Juntas, as publicações somavam ao menos 2.000 compartilhamentos até a tarde desta quarta-feira (26). Todas as postagens foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


FALSO

Avião da EMIRATES com 275 passageiros faz pouso forçado no Aeroporto em Dubai e explode matando centenas de pessoas.

Quatro vídeos que mostram incêndio em casas e carros vêm sendo compartilhados nas redes como se fossem de um acidente de avião ocorrido no Aeroporto Internacional de Dubai. Não há, no entanto, qualquer registro de desastre semelhante naquela cidade nos últimos meses. As imagens, na verdade, exibem chamas que atingiram o Cairo, capital do Egito, e Ajman, outra cidade dos Emirados Árabes.

Um dos vídeos que aparece nas postagens checadas mostra um incêndio no Cairo por conta de um vazamento no oleoduto Shuqair-Mostord. O desastre, ocorrido no dia 14 de julho deste ano, deixou 17 feridos.

As demais gravações que circulam nas redes são de um incêndio no mercado de Ajman, nos Emirados Árabes, em 5 de agosto. O fogo destruiu mais de cem estabelecimentos, mas não deixou mortos ou feridos. A causa das chamas ainda está sob investigação.

O relato feito na peça de desinformação é semelhante ao de um acidente que aconteceu em agosto de 2016, quando um voo da companhia Emirates com 275 passageiros se chocou contra o solo durante pouso no Aeroporto Internacional de Dubai. O incêndio provocado na aeronave foi controlado pelas autoridades, mas um bombeiro morreu.

Algumas versões citam ainda um incêndio ocorrido no depósito de uma loja Duty Free em Dubai no dia 10 de agosto. O fogo, no entanto, não atingiu proporções semelhantes aos dos vídeos compartilhados e foi controlado pela Defesa Civil da cidade sem ferir ninguém.

Versões semelhantes da peça de desinformação circularam também em inglês logo após a explosão no porto do Líbano. No Brasil, ela também foi desmentida pelo Estadão Verifica e pelo Boatos.org.

Referências:

1. Reuters
2. The Sun
3. Middle East Eye
4. The National.ae


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.