Vídeo de homens ajoelhados em oração foi gravado na Polônia, não na Ucrânia

Por Marco Faustino

9 de março de 2022, 17h35

Não foi gravado na Ucrânia um vídeo que mostra homens ajoelhados em oração em uma praça, como afirmam publicações nas redes sociais (veja aqui). O registro foi feito em Varsóvia, capital da Polônia, em 5 de março, e as pessoas que aparecem nas imagens são do movimento católico Rosário dos Homens.

Postagens com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos 127.000 compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (9).


Selo falso

O povo ucraniano rezando o Rosário

Homens rezam o rosário na Polônia

Um vídeo que mostra homens ajoelhados em uma praça não retrata o povo ucraniano em oração, como afirmam publicações nas redes sociais, mas um grupo de homens católicos em Varsóvia, na Polônia.

As imagens foram gravadas no último sábado (5), e as pessoas que aparecem são do movimento Rosário dos Homens, que se reúne todo primeiro sábado do mês para rezar o rosário – uma série de orações católicas — nas ruas da capital polonesa.

Por meio de busca reversa, Aos Fatos localizou o mesmo vídeo e cenas do evento a partir de outros ângulos publicados por jornalistas e pela imprensa local (confira aqui e aqui).

Os homens também aparecem em fotos divulgadas na página do grupo no Facebook. Além de Varsóvia, os encontros são promovidos em outras cidades, como Cracóvia e Lublin. A data celebrou o quarto ano do movimento na capital polonesa, e parte das orações foi dedicada à guerra na Ucrânia.

Essa peça de desinformação também circulou na Lituânia, onde foi checada pela agência Delfi.

Referências:

1. Meskirozaniec (Fontes 1, 2, 3, 4 e 5)
2. Facebook Marzena Nykiel
3. Visegrád 24
4. Stacja 7


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.