🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo de homens ajoelhados em oração foi gravado na Polônia, não na Ucrânia

Por Marco Faustino

9 de março de 2022, 17h35

Não foi gravado na Ucrânia um vídeo que mostra homens ajoelhados em oração em uma praça, como afirmam publicações nas redes sociais (veja aqui). O registro foi feito em Varsóvia, capital da Polônia, em 5 de março, e as pessoas que aparecem nas imagens são do movimento católico Rosário dos Homens.

Postagens com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos 127.000 compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (9).


Selo falso

O povo ucraniano rezando o Rosário

Homens rezam o rosário na Polônia

Um vídeo que mostra homens ajoelhados em uma praça não retrata o povo ucraniano em oração, como afirmam publicações nas redes sociais, mas um grupo de homens católicos em Varsóvia, na Polônia.

As imagens foram gravadas no último sábado (5), e as pessoas que aparecem são do movimento Rosário dos Homens, que se reúne todo primeiro sábado do mês para rezar o rosário – uma série de orações católicas — nas ruas da capital polonesa.

Por meio de busca reversa, Aos Fatos localizou o mesmo vídeo e cenas do evento a partir de outros ângulos publicados por jornalistas e pela imprensa local (confira aqui e aqui).

Os homens também aparecem em fotos divulgadas na página do grupo no Facebook. Além de Varsóvia, os encontros são promovidos em outras cidades, como Cracóvia e Lublin. A data celebrou o quarto ano do movimento na capital polonesa, e parte das orações foi dedicada à guerra na Ucrânia.

Essa peça de desinformação também circulou na Lituânia, onde foi checada pela agência Delfi.

Referências:

1. Meskirozaniec (Fontes 1, 2, 3, 4 e 5)
2. Facebook Marzena Nykiel
3. Visegrád 24
4. Stacja 7


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.