🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Junho de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo mostra manifestação contra Lula em Bagé em 2018, não recentemente

Por Luiz Fernando Menezes

9 de junho de 2022, 14h57

Um vídeo que circula nas redes sociais não mostra uma manifestação recente contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Bagé (RS), como sugerem postagens (veja aqui). As cenas foram gravadas em março de 2018, quando o petista visitou a cidade durante uma caravana organizada pelo partido. Ele não esteve em Bagé recentemente.

Postagens com a gravação descontextualizada somavam mais de 4.000 compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (9).


Selo não é bem assim

#Lulaladrão Rio Grande do Sul recebe ele com vaias e chamado de Ladrão

Vídeo de manifestação contra Lula de 2018 é compartilhado como se fosse recente

Publicações nas redes sociais enganam ao usar uma reportagem veiculada no dia 19 de março de 2018 pelo SBT para sugerir que o ex-presidente Lula (PT) teria sido recebido recentemente com vaias e xingamentos no Rio Grande do Sul. Na época, o petista visitava a cidade de Bagé para iniciar uma caravana por vários municípios da região Sul.

Segundo relatos da imprensa na época, Lula foi recebido na cidade com protestos de ruralistas e comerciantes, que tentaram impedir que o ônibus seguisse viagem em direção à Unipampa (Universidade Federal do Pampa). O petista, no entanto, conseguiu chegar à universidade, onde discursou para os alunos.

No início deste mês, Lula voltou ao Rio Grande do Sul para participar de reuniões e eventos em Porto Alegre, mas não esteve em Bagé. Logo depois, voltaram a ser compartilhados nas redes sociais vídeos antigos de manifestações contrárias ao ex-presidente no estado. Um deles, que mostrava um protesto em Porto Alegre também em 2018, foi contextualizado por Aos Fatos na última segunda-feira (6).

Referências:

1. SBT
2. Poder360
3. Sul21
4. Folha de S.Paulo
5. PT.org
6. Aos Fatos


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.