Vídeo mostra manifestação contra Lula em Bagé em 2018, não recentemente

Por Luiz Fernando Menezes

9 de junho de 2022, 14h57

Um vídeo que circula nas redes sociais não mostra uma manifestação recente contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Bagé (RS), como sugerem postagens (veja aqui). As cenas foram gravadas em março de 2018, quando o petista visitou a cidade durante uma caravana organizada pelo partido. Ele não esteve em Bagé recentemente.

Postagens com a gravação descontextualizada somavam mais de 4.000 compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (9).


Selo não é bem assim

#Lulaladrão Rio Grande do Sul recebe ele com vaias e chamado de Ladrão

Vídeo de manifestação contra Lula de 2018 é compartilhado como se fosse recente

Publicações nas redes sociais enganam ao usar uma reportagem veiculada no dia 19 de março de 2018 pelo SBT para sugerir que o ex-presidente Lula (PT) teria sido recebido recentemente com vaias e xingamentos no Rio Grande do Sul. Na época, o petista visitava a cidade de Bagé para iniciar uma caravana por vários municípios da região Sul.

Segundo relatos da imprensa na época, Lula foi recebido na cidade com protestos de ruralistas e comerciantes, que tentaram impedir que o ônibus seguisse viagem em direção à Unipampa (Universidade Federal do Pampa). O petista, no entanto, conseguiu chegar à universidade, onde discursou para os alunos.

No início deste mês, Lula voltou ao Rio Grande do Sul para participar de reuniões e eventos em Porto Alegre, mas não esteve em Bagé. Logo depois, voltaram a ser compartilhados nas redes sociais vídeos antigos de manifestações contrárias ao ex-presidente no estado. Um deles, que mostrava um protesto em Porto Alegre também em 2018, foi contextualizado por Aos Fatos na última segunda-feira (6).

Referências:

1. SBT
2. Poder360
3. Sul21
4. Folha de S.Paulo
5. PT.org
6. Aos Fatos


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.