Vídeo mostra fala de André Mendonça como advogado-geral da União, não ministro do STF

Compartilhe

Um vídeo que circula nas redes sociais não mostra o primeiro pronunciamento de André Mendonça como ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), mas uma fala dele como advogado-geral da União (veja aqui). As imagens foram gravadas no julgamento sobre a realização de cultos durante a pandemia, em abril deste ano, antes da indicação para a corte. A posse do novo integrante do Supremo será nesta quinta-feira (16).

Postagens com a atribuição enganosa do vídeo reuniam ao menos 70 mil compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (15).


Selo falso

Arrasador, impactante, cheio de sabedoria e senso de justiça o primeiro pronunciamento do ministro André Mendonça. Está hasteada a bandeira da Justiça no STF!

Publicações nas redes sociais enganam ao tratar um vídeo gravado em 7 de abril deste ano como se fosse o primeiro pronunciamento de André Mendonça como ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). As imagens mostram a participação do então advogado-geral da União em julgamento na corte sobre realização de missas e cultos na pandemia. Na época, ele nem havia sido indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) à vaga no Supremo.

Na ocasião, o STF analisava a ADPF 811 (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental). Protocolada pelo PSD, ela pedia a anulação de um decreto do governo de São Paulo que impediu, entre outras ações, cultos, missas e demais atividades religiosas coletivas como forma de conter a transmissão da Covid-19.

Então titular da AGU (Advocacia-Geral da União), Mendonça argumentou que as atividades não deveriam ser proibidas e citou trechos da Bíblia para defender a liberdade religiosa e de culto. A íntegra do voto pode ser conferida no canal do órgão no YouTube.

O plenário do STF, no entanto, negou o pedido por nove votos a dois. A corte entendeu que a liberdade de professar religião em cultos é diferente da liberdade religiosa e, assim, poderia ser temporariamente restringida para garantir a saúde da população.

André Mendonça comandou a AGU de 2019 até abril de 2020, quando foi transferido para o Ministério da Justiça. Em abril de 2021, ele retornou à Advocacia-Geral da União. A indicação para a vaga do STF foi feita pelo presidente em 7 de julho, mas confirmada pelo Senado somente em 1º de dezembro. Ele toma posse na corte nesta quinta-feira (16).


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Referências

  1. STF
  2. Advocacia-Geral da União
  3. O Globo
  4. Conjur (1, 2 e 3)

Compartilhe

Leia também

falsoPost engana ao comparar pichação de estátua no 8 de Janeiro a vandalismo antiaborto

Post engana ao comparar pichação de estátua no 8 de Janeiro a vandalismo antiaborto

falsoVídeo em que suposta juíza dos EUA critica Moraes foi gerado por IA

Vídeo em que suposta juíza dos EUA critica Moraes foi gerado por IA

falsoÉ falso que Lula e ministros são réus em milhares de processos

É falso que Lula e ministros são réus em milhares de processos