🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Junho de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo de perfuração de poço artesiano em Caicó (RN) é de 2015, não atual

Por Priscila Pacheco

28 de junho de 2021, 18h24

Vem circulando nas redes sociais (veja aqui) um vídeo que mostra a perfuração de um poço artesiano em Caicó (RN) como se fosse uma obra recente do Exército, o que não é verdade. As imagens foram feitas em 2015, quando, de fato, os militares estiveram à frente dos trabalhos na cidade, mas agora são disseminadas sem mencionar a data original.

A peça de desinformação conta com ao menos 146.100 compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (28) e foi marcada com o selo DISTORCIDO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


O exército brasileiro encontrou água em Caicó (RN), zona mais seca do nordeste. Abastecerá 3.000 famílias. Vamos divulgar porque a mídia lixo não faz.

Não é atual, mas de 2015, um vídeo que circula nas redes sociais mostrando a perfuração de um poço artesiano na cidade de Caicó, no interior do Rio Grande do Norte. Sem mencionar a data nem as circunstâncias da gravação original, as postagens enganam ao sugerir que a obra do Exército seria recente.

Além de o vídeo ter sido publicado em canais no YouTube (veja aqui e aqui) em 2015, sites locais também divulgaram o evento (veja aqui, aqui e aqui) naquele ano. As imagens mostram o momento em que o 1º BEC (Batalhão de Engenharia de Construção) perfura o poço no local do antigo Hospital Milton Marinho.

Peças de desinformação trazendo o vídeo fora de contexto começaram a circular em 2019. Na época, Aos Fatos checou postagens enganosas que atribuíam ao governo de Jair Bolsonaro (sem partido), a abertura de 200 poços artesianos no Nordeste. Aos Fatos não encontrou notícias de ações do Exército realizadas em Caicó naquele ano.

A Agência Lupa também checou o vídeo.

Referências:

1. Aos Fatos
2. Site do Exército
3. YouTube (Fontes 1 e 2)
4. Blog São Tomé Notícias
5. Só Notícia Boa
6. Nova Palmeira Oficial


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.