Não é de Luis Fernando Verissimo a afirmação de que “assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais a nossa sociedade foi construída”, como alegam nas redes (veja aqui). Este é o trecho final de um texto que circula na internet desde 2010 e que não foi redigido pelo escritor.
No Facebook, a peça de desinformação acumulava ao menos 1.200 compartilhamentos nesta terça-feira (1º).
O escritor Luis Fernando Verissimo não escreveu nem disse que assistir ao Big Brother Brasil é “ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construída nossa sociedade”. Esta é a frase final de um texto chamado A vergonha, que é falsamente atribuído ao escritor pelo menos desde 2010.
O próprio escritor negou ser dele o texto, em nota enviada ao Blog do Noblat naquele ano (o link original está fora do ar, mas o texto pode ser encontrado aqui): “Não poderia escrever nada sobre o Big Brother Brasil, a favor ou contra, porque sou um dos três ou quatro brasileiros que nunca o acompanharam”, disse Verissimo na ocasião.
Em 2011, no programa Altas Horas, ele voltou a negar a autoria da mensagem: “Não há como impedir isso. Internet é uma espécie de terra de ninguém, né? Qualquer pessoa pode escrever o que quiser ali, botar a assinatura que quiser e tá feito”.
A mensagem crítica ao BBB também já foi creditada ao professor de música Marcelo Guido Noronha, que negou a autoria ao Aos Fatos. O texto também circulou de forma apócrifa.
Esta peça de desinformação foi desmentida também pelo e-Farsas e pelo Boatos.org.
Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.