🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Julho de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Posts enganam ao associar conselheira da Caixa a casos de assédio sexual

Por Marco Faustino

1 de julho de 2022, 18h26

A imagem de Maria Rita Serrano, representante dos funcionários no Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal, é usada de forma enganosa em postagens nas redes sociais para alegar que ela foi uma das mulheres que denunciaram o ex-presidente do banco, Pedro Guimarães, por assédio sexual (veja aqui). Em entrevista ao jornal O Globo, ela afirmou que o executivo tentava intimidá-la no conselho, mas não fez denúncias de cunho sexual.

Postagens com a alegação enganosa somavam ao menos 12 mil compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (1°).


Selo falso

Pense numa mistura de Gisele Bündchen com Angelina Jolie, pois é! Essa é a mulher linda, exuberante e irresistível que o ex-presidente da caixa Pedro Guimarães ‘assediou’.

Post engana ao associar Rita Serrano a denúncias de assédio sexual contra Pedro Guimarães, ex-presidente da Caixa Econômica Federal.

Uma foto da representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano, tem sido compartilhada nas redes sociais com a falsa legenda de que teria denunciado o ex-presidente do banco, Pedro Guimarães, por assédio sexual.

Na terça-feira (28), reportagem publicada pelo site Metrópoles revelou que um grupo de mulheres havia denunciado Guimarães à Ouvidoria do banco por casos de assédio sexual. A reportagem não revelou os nomes das denunciantes. No dia seguinte, o jornal O Globo publicou uma entrevista com Serrano, na qual ela afirma que o ex-presidente do banco tentava intimidá-la nas reuniões do conselho, que acontecem uma vez por mês. Em um dos episódios, o então presidente do banco teria elevado o tom de voz e batido na mesa. Ela não relatou ter sido vítima de assédio sexual.

Leia mais
Nas Redes É falso que Rita Serrano, presidente da Caixa, fez acordo para receber R$ 10 milhões do banco

Serrano afirmou que, até então, não havia sido submetida ao Conselho de Administração da Caixa qualquer denúncia formal ou processo de investigação interno sobre o caso. Ela alegou que sabia de rumores, mas que não havia provas. A despeito disso, ela afirmou que os casos de assédio moral teriam sido constantes durante a gestão de Guimarães.

Eleita pelos funcionários da Caixa, Serrano é a única mulher que faz parte do Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal. Na quarta-feira (29), ela solicitou ao presidente do conselho, Rogério Bimbi, a abertura de um processo de averiguação e responsabilização de Guimarães e outros possíveis envolvidos no caso. As denúncias de assédio estão sendo investigadas, sob sigilo, pelo MPF (Ministério Público Federal) do Distrito Federal. Em nota ao Aos Fatos, a procuradoria afirmou não poder fornecer informações.

Pedro Guimarães assumiu a Caixa no início do governo de Jair Bolsonaro (PL) e pediu demissão do banco público na quarta-feira. Em carta, ele negou as denúncias e ressaltou conquistas durante sua gestão.

A Agência Lupa também checou essa desinformação.

Referências:

1. Metrópoles (Fontes 1 e 2)
2. O Globo (Fontes 1 e 2)
3. UOL (Fontes 1 e 2)
4. Site da Rita Serrano
5. Rede Brasil Atual
6. G1


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.