Ponte sobre rio das Mortes que aparece em vídeo não é obra do governo Bolsonaro

Compartilhe

Não é uma obra do governo Jair Bolsonaro (PL) a ponte mostrada em vídeo difundido nas redes sociais (veja aqui), como afirmam postagens. A construção citada é a ponte sobre o rio das Mortes, em Mato Grosso, que é gerenciada pelo governo estadual, com recursos obtidos em 2013 de uma linha de financiamento da Caixa Econômica Federal. Os ministérios da Infraestrutura e do Desenvolvimento Regional confirmaram que o empreendimento não recebeu verbas da atual gestão federal.

Publicações com o conteúdo enganoso somavam centenas de compartilhamentos nesta terça-feira (16) no Facebook e circulam também no Kwai.


Selo falso

Hoje, 12 de julho de 2021. Aqui é Mato Grosso. Esse rio daqui é o rio das Mortes. Aí, essa balsa aqui, toda vida é essa balsa. Os governos passados nunca deram conta de construir a ponte (...) Olha lá a ponte. 700 metros de vão a ponte. É o veinho, Bolsonaro.

Homem engana ao dizer que ponte sobre rio das Mortes em MT é obra de Bolsonaro

Em um vídeo que circula nas redes sociais, um homem descreve uma obra de uma ponte sobre o rio das Mortes e faz elogios ao presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), mas ele não é o responsável pela construção, como diz o narrador. A travessia que liga as cidades mato-grossenses de Cocalinho e Nova Nazaré é gerenciada pelo governo estadual e foi custeada com recursos do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), linha da Caixa Econômica Federal para estados e municípios.

O contrato foi assinado em 2013, na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e do então governador Silval Barbosa (MDB), e a ordem de serviço para a licitação saiu em 2009, segundo a Sinfra-MT (Secretaria de Infraestrutura de Mato Grosso). Os ministérios da Infraestrutura e do Desenvolvimento Regional confirmaram ao Aos Fatos que a atual gestão federal não investiu na obra.

A ponte sobre o rio das Mortes está com 99,9% das obras concluídas e deve ser liberada para o trânsito entre o fim de agosto e início de setembro deste ano. Atualmente, é necessário usar uma balsa para a travessia de veículos entre Cocalinho e Nova Nazaré. O investimento feito na ponte totaliza R$ 52 milhões e a travessia tem 483,6 metros de extensão — não 700 metros, como diz o narrador.

Em abril, Aos Fatos verificou outro vídeo que atribui erroneamente a ponte do rio das Mortes ao governo federal. Uma peça de desinformação semelhante também foi checada pelo Projeto Comprova.


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Compartilhe

Leia também

falsoPost engana ao comparar pichação de estátua no 8 de Janeiro a vandalismo antiaborto

Post engana ao comparar pichação de estátua no 8 de Janeiro a vandalismo antiaborto

falsoVídeo em que suposta juíza dos EUA critica Moraes foi gerado por IA

Vídeo em que suposta juíza dos EUA critica Moraes foi gerado por IA

falsoÉ falso que Lula e ministros são réus em milhares de processos

É falso que Lula e ministros são réus em milhares de processos