Ponte sobre rio em MT não é obra do governo Bolsonaro

Compartilhe

A ponte em construção sobre o rio das Mortes, no Mato Grosso, não é uma obra de Bolsonaro, diferentemente do que alega vídeo nas redes sociais (veja aqui). A estrutura é erguida com recursos que o estado obteve em 2013 em uma linha de financiamento da Caixa. Os ministérios da Infraestrutura e do Desenvolvimento Regional confirmaram que o empreendimento não recebeu verbas da atual gestão federal.

Postagens com a informação falsa reuniam ao menos centenas de compartilhamentos nesta quarta-feira (7) no Facebook e também circulam no WhatsApp (Fale com a Fátima).


Selo falso

Aqui ó! A balsa do rio das mortes, do Mato Grosso. (...) cidade Nova Nazaré. Ó obra de Bolsonaro aí, cambada de ptezada.

Homem engana ao dizer que ponte é obra de Bolsonaro

Não é uma obra do governo Bolsonaro a ponte em construção sobre o rio das Mortes, que ligará Cocalinho a Nova Nazaré, em Mato Grosso, diferentemente do que alega o vídeo checado.

A obra é custeada com recursos do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), linha da Caixa Econômica Federal para estados, municípios e Distrito Federal. O contrato foi assinado em 2013 e a ordem de serviço para a licitação saiu em 2009, segundo a Sinfra-MT (Secretaria de Infraestrutura de Mato Grosso).

Os ministérios da Infraestrutura e do Desenvolvimento Regional confirmaram ao Aos Fatos que a atual gestão federal não investiu na obra.

Com investimento de R$ 52 milhões, a ponte de concreto terá 483 metros de extensão e está prevista para ser entregue em julho. Atualmente, a travessia de veículos entre as duas cidades é feita por balsa.

Esta peça de desinformação também foi checada pelo Projeto Comprova.

CORREÇÃO: Nova Nazaré é um município de Mato Grosso, não de Goiás, como afirmava o texto originalmente. Esta checagem foi alterada às 18h32 de 7 de abril de 2022 para corrigir esta informação.


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Compartilhe

Leia também

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

falsoVídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

Vídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

falsoVídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

Vídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

fátima
Fátima