Não é verdade que ICMS do diesel foi zerado em Minas Gerais

Compartilhe

Não é verdade que o ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) do diesel foi zerado em Minas Gerais, como afirmam publicações nas redes sociais (veja aqui). A alíquota passará de 15% para 14% a partir de novembro e continuará a ser aplicada sobre o valor do combustível.

Esta peça de desinformação acumulava ao menos 2.000 compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (28).


Publicações nas redes sociais enganam ao afirmar que o ICMS cobrado sobre o diesel foi zerado em Minas Gerais. Na realidade, o governo estadual apenas reduziu a alíquota do tributo em um ponto percentual.

Na manhã de segunda-feira (25), logo após a Petrobras reajustar o preço do diesel de R$ 3,06 para R$ 3,34, o governador Romeu Zema (Novo) anunciou no Twitter (aqui) e em entrevista à CNN Brasil (aqui) que iria congelar o preço de referência usado como base de cálculo do ICMS. Dessa maneira, mesmo com flutuações nos preços do combustível, o valor final do imposto permaneceria o mesmo.

Na tarde daquele mesmo dia, o governo recuou da proposta e, em seu lugar, anunciou a redução da alíquota do imposto de 15% para 14%, com a promessa de diminuir em 6,5% o custo final do diesel. A redução veio por meio do decreto nº 48.286/2021, publicado no dia 25 de outubro na Edição Extra do Diário Oficial, e vale a partir de 1º de novembro.

Contatada pelo Aos Fatos, a Secretaria da Fazenda do governo de Minas Gerais confirmou ser falsa a afirmação de que a alíquota do ICMS do diesel no estado passou a ser 0% e explicou que não haverá congelamento do preço de referência.


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos do Facebook. Veja aqui como funciona a parceria.

Referências

  1. G1
  2. Twitter @RomeuZema
  3. CNN Brasil
  4. Agência Minas (1 e 2)

Compartilhe

Leia também

falsoPosts enganam ao alegar que advogado foi impedido de defender Filipe Martins em julgamento no STF

Posts enganam ao alegar que advogado foi impedido de defender Filipe Martins em julgamento no STF

Quais são as acusações contra Bolsonaro e o que acontece após julgamento do STF

Quais são as acusações contra Bolsonaro e o que acontece após julgamento do STF

falsoVídeo em que cruzeiro despeja poluente no mar foi gerado por IA

Vídeo em que cruzeiro despeja poluente no mar foi gerado por IA