🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Junho de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Não é montagem foto em que Bolsonaro acena para motociclistas durante ato em SP

Por Luiz Fernando Menezes

15 de junho de 2021, 18h30

Publicações nas redes sociais (veja aqui) enganam ao alegar que seria uma montagem a foto em que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aparece acenando para apoiadores durante evento com motociclistas em São Paulo no sábado (12). A imagem foi registrada pelo fotógrafo oficial do Palácio do Planalto e não contém indícios de manipulação.

As peças de desinformação reuniam ao menos 2.300 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta terça-feira (15) e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação ‌da rede social (‌saiba‌ ‌como‌ ‌funciona‌).


Montagem de computador. Foto aérea real

Ao contrário do que sugerem publicações nas redes sociais, a imagem em que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aparece acenando para motociclistas não é uma montagem. A foto foi registrada pelo fotógrafo oficial do Palácio do Planalto, Alan Santos, durante a motociata em São Paulo no sábado (12) e publicada na conta da Presidência no Flickr.

Aos Fatos também não identificou indícios de manipulação ao verificar a foto por meio da ferramenta de análise InVID.


Motociata. Imagem foi registrada por fotógrafo do Planalto às 10h46 do sábado (12) (Alan Santos/PR).

A segunda imagem que compõe a peça de desinformação também registra um momento da motociata bolsonarista em São Paulo. Por mais que Aos Fatos não tenha conseguido identificar a autoria da foto, é possível verificar que ela apareceu em postagens nas redes no dia do ato e foi disseminada por influenciadores como Felipe Neto.

Além disso, há registros semelhantes feitos por veículos de imprensa, como a GloboNews. O vídeo veiculado pela emissora mostra, em um primeiro momento, o bloco de motos onde está Bolsonaro parado, e depois a imagem aberta capta a chegada de outros veículos. O frame reproduzido no Twitter provavelmente mostra o grupo onde estava o presidente, conforme apontou análise do editor de fotografia do UOL, Lucas Lima.


Bloco. Câmera da GloboNews registrou imagem semelhante de bloco da motociata (Reprodução/G1).

O ato de Bolsonaro em São Paulo reuniu cerca de 12 mil motociclistas, segundo estimativa da Secretaria de Segurança Pública estadual. Desde então, Aos Fatos já checou peças de desinformação que tentaram inflar o público usando imagens de manifestações de outros países ou até sugerindo que a aglomeração teria sido registrada no Guinness Book.

Referências:

1. Aos Fatos (Fontes 1 e 2)
2. Flickr do Planalto
3. G1
4. UOL


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.