É falsa foto de pessoa com rosto de Lula tatuado na perna e tornozeleira eletrônica

Compartilhe

Foi editada uma foto que circula nas redes e mostra uma pessoa usando tornozeleira eletrônica e uma tatuagem do presidente Lula. Em uma busca reversa, Aos Fatos identificou a versão original, sem a tornozeleira, publicada no Instagram em janeiro de 2018. A versão manipulada começou a circular no fim daquele mesmo mês.

Publicações com a foto falsa foram compartilhadas no Threads e acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quinta-feira (25).


Selo falso

Quando te perguntarem o que é coerência, mostre essa imagem.

Print que mostra uma imagem manipulada para inserir uma tornozeleira eletrônica em um homem que tem o rosto do presidente Lula tatuado na perna.

Circula nas redes ao menos desde 2018 uma imagem que mostra uma pessoa com o rosto do presidente Lula tatuado na perna. Mas o que chama a atenção é a presença de uma tornozeleira eletrônica. O registro, no entanto, foi manipulado para incluir o dispositivo usado para monitorar criminosos.

Apesar de não ser possível concluir quando e onde a fotografia foi tirada, Aos Fatos localizou a publicação original no Instagram, feita no dia 9 de janeiro de 2018 (veja aqui).

Já a ferramenta TinEye indica que a imagem sem a tornozeleira teria sido publicada no dia 8 de janeiro de 2018. Porém, a marca d’água aponta que ambos os registros têm a mesma origem.

A partir de uma busca reversa no Google, a reportagem encontrou uma publicação feita no dia 17 de janeiro do mesmo ano, em um site hiperpartidário, já com a imagem manipulada e a presença da tornozeleira.

Portanto, a cronologia das publicações indica que a imagem compartilhada no Threads é uma versão falsa.

Essa peça de desinformação também foi checada pela AFP e Agência Lupa.

Referências

  1. TinEye

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo antigo de Lula circula como se fosse resposta atual a Trump

Vídeo antigo de Lula circula como se fosse resposta atual a Trump

falsoPosts mentem ao afirmar que TCU aprovou impeachment de Lula

Posts mentem ao afirmar que TCU aprovou impeachment de Lula

Rede social que permitir posts criminosos pode ser responsabilizada, diz Ministério da Justiça

Rede social que permitir posts criminosos pode ser responsabilizada, diz Ministério da Justiça