🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Fevereiro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Imagem que mostra grupo de oração em praça na Ucrânia é de 2019, não atual

Por Priscila Pacheco

25 de fevereiro de 2022, 16h30

Não tem relação com a guerra na Ucrânia uma foto que mostra um grupo de pessoas rezando de joelhos na neve, como indicam postagens nas redes sociais (veja aqui). A imagem foi registrada em setembro de 2019 e publicada na época no site de uma sociedade missionária da Igreja Batista.

Postagens com a foto em contexto enganoso reuniam ao menos 10.251 compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (25).


Selo distorcido

Cristãos orando na Ucrânia

Evangélicos batistas orando em 2019

Uma foto que mostra pessoas orando ajoelhadas em Kharkiv, na Ucrânia, vem sendo compartilhada nas redes sociais como se fosse atual, mas foi registrada em setembro de 2019. A imagem foi publicada na época no site IMB (International Mission Board), uma sociedade missionária da Igreja Batista.

Na página, a foto ilustra um depoimento sobre a experiência de acordar cedo no frio para se juntar a um grupo que ora pela paz na Ucrânia desde 2014. O encontro ocorreu na praça Svobody.

Batistas oram em praça de Kharkiv, na Ucrânia, em 2019
Grupo de oração. Cristãos oram em praça de Kharkiv, na Ucrânia, em 2019

A fotografia e o depoimento foram replicados no mês seguinte no Baptist Press, site vinculado à Igreja Batista.

Nesta quinta-feira (24), Aos Fatos checou postagens que usavam uma outra foto do mesmo grupo de oração em contexto enganoso.

Na madrugada desta quinta-feira (24), forças armadas russas iniciaram uma ofensiva militar na Ucrânia. Por causa da invasão, a Igreja Batista convidou fiéis para fazer jejum e oração entre os dias 24 e 27 de fevereiro. Um vídeo da CNN mostrou que, na quinta-feira, um grupo se reuniu em uma praça de Kharkiv, não identificada pela reportagem, para orar. O local não estava coberto de neve como na foto descontextualizada.

Referências:

1. IMB (Fontes 1 e 2)
2. Baptist Press
3. Agência Brasil
4. BBC Brasil
5. Instagram Igreja Batista
6. CNN


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.