Foto mostra desfile de 1º de maio em Cuba, não protesto contra o regime socialista

Por Marco Faustino

19 de julho de 2021, 16h23

Uma foto que mostra uma rua de Havana, em Cuba, repleta de manifestantes não foi tirada durante os recentes protestos contra o governo socialista da ilha, como alegam posts nas redes sociais (veja aqui), mas em uma marcha pelo Dia do Trabalhador em 1º de maio de 2018. O registro é do fotógrafo Alejandro Ernesto, da AFP.

Postagens com a foto em contexto enganoso reuniam ao menos 14.000 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (19) e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da plataforma ‌(‌saiba‌ ‌como‌ ‌funciona‌).


Cuba nas ruas, contra o socialismo

A foto que mostra uma multidão em Havana não é recente nem mostra cubanos contrários ao regime socialista. A imagem exibe um desfile organizado pelo governo para celebrar o Dia do Trabalhador, em 1º de maio de 2018. O registro é do fotógrafo Alejandro Ernesto, da AFP, e está disponível no repositório Getty Images (veja abaixo).

Outras imagens da mesma marcha mostram cubanos com faixas de apoio ao governo e exaltando líderes da revolução socialista, como os irmãos Fidel e Raúl Castro e Ernesto Che Guevara (confira aqui, aqui e aqui). O ato contou com a presença do atual presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel.

Referências:

1. Getty Images (Fontes 1, 2, 3 e 4)
2. UOL
3. YouTube

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.