🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto mostra aviões em aeroporto nos EUA, não jatos de autoridades presentes na COP26

Por Marco Faustino

11 de novembro de 2021, 17h54

Publicações nas redes sociais enganam ao compartilhar uma foto que mostra dezenas de aviões em um aeroporto como se fosse de jatinhos usados por autoridades para ir à COP26 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), na Escócia (veja aqui). No entanto, a imagem retrata a concentração de aeronaves no aeroporto Lakefront, em Nova Orleans (EUA), em razão do Super Bowl de 2013.

Posts com a atribuição enganosa acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (11).


Selo falso

Uma foto de dezenas de aviões em um aeroporto tem sido compartilhada por postagens nas redes sociais como se retratasse aeronaves usadas por líderes mundiais para ir à COP26, que é realizada em Glasgow, na Escócia, de 31 de outubro a 12 de novembro deste ano. Na verdade, a imagem mostra o fluxo de jatos executivos no aeroporto Lakefront, de Nova Orleans (EUA), em 2013.

Por meio de busca reversa de imagens, o Aos Fatos verificou que o registro foi feito pelo fotógrafo David Spielman, e a concentração de aeronaves ocorreu devido à realização do Super Bowl, final da liga de futebol americano, daquele ano.


Aeronaves. A foto compartilhada pelas peças de desinformação foi tirada por David Spielman, no aeroporto Lakefront, em Nova Orleans, em 2013.

O Aos Fatos também localizou um vídeo (confira abaixo), publicado no YouTube em 10 de março de 2013, que mostra o aeroporto cheio de jatos executivos, alinhados de maneira semelhante à da foto. Estima-se que cerca de 700 aviões voaram para Nova Orleans em razão da 47ª edição daquele que é considerado o maior evento esportivo dos Estados Unidos.

Líderes mundiais presentes na COP26 são alvo de críticas de ambientalistas devido ao uso de aviões particulares ou fretados, grandes emissores de dióxido de carbono, para ir à conferência. Segundo o jornal britânico The Times, Glasgow esperava a chegada de aproximadamente 400 aeronaves de autoridades, em virtude do evento. A BBC e a revista Forbes fizeram uma estimativa menor, de até 200 aeronaves.

Esta peça de desinformação também foi checada por AFP Checamos e Fato ou Fake.

Referências.

1. AIN Online
2. YouTube
3. The Times
4. BBC
5. Forbes


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos do Facebook. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.