Foto em que Max Verstappen aparece com camiseta pró-Bolsonaro é montagem

Compartilhe

Não é verdade que o piloto da Red Bull Max Verstappen usou uma camiseta com a inscrição “Bolsonaro Presidente” em uma foto ao lado de Nelson Piquet, como afirmam postagens nas redes sociais (veja aqui). A estampa foi inserida digitalmente sobre uma foto publicada no Instagram por Kelly Piquet, namorada de Verstappen, em novembro de 2021. A assessoria do piloto também afirmou se tratar de uma montagem.

Postagens enganosas acumulavam ao menos mil compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (16). A foto manipulada também circula no WhatsApp (Fale com Fátima).


Selo falso

É uma montagem a foto que circula nas redes em que o piloto holandês Max Verstappen aparece usando uma camiseta com o rosto do presidente Jair Bolsonaro (PL) e os dizeres “Bolsonaro Presidente”. A assessoria do piloto afirmou (confira aqui e aqui) que se trata de uma imagem falsa e que ele “não expressou, não expressa e não irá expressar sua opinião sobre qualquer partido político ou pessoa, no mundo, de maneira alguma”.

O registro original foi publicado pela namorada de Verstappen, Kelly Piquet, em 9 de novembro, nos stories do Instagram (veja reproduções aqui, aqui, aqui), durante uma visita ao piloto Nelson Piquet, em Brasília. Na foto, o holandês veste uma camiseta clara com uma estampa no peito, na qual não há referência ao presidente.


Original. Trecho de matéria do Portal R7 mostra a foto original publicada por Kelly Piquet no Instagram.

A montagem vem sendo difundida como se fosse real em perfis e grupos bolsonaristas nas redes sociais desde o início desta semana. Ela também foi compartilhada na quarta-feira (15), no Twitter, pelo tenente Mosart Aragão, assessor do presidente Jair Bolsonaro. Posteriormente, ele apagou o conteúdo.

Em checagem anterior, Aos Fatos verificou ser falso que Max Verstappen dedicou o título da Fórmula 1 a Bolsonaro.


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo é editado para fazer crer que família Bolsonaro apoia pré-candidatura de Pablo Marçal

Vídeo é editado para fazer crer que família Bolsonaro apoia pré-candidatura de Pablo Marçal

falsoPosts usam foto de outra pessoa para sugerir que autor de atentado contra Trump era trans

Posts usam foto de outra pessoa para sugerir que autor de atentado contra Trump era trans

Pré-candidato, Marçal oferece prêmio a seguidores e especialistas veem infração eleitoral

Pré-candidato, Marçal oferece prêmio a seguidores e especialistas veem infração eleitoral