Não é atual nem foi gravado no Rio Grande do Sul um vídeo difundido nas redes e que mostraria, segundo publicações enganosas, um homem salvando duas crianças durante as recentes enchentes no estado. O registro, na realidade, foi gravado em março de 2023, na Turquia, e retrata o resgate de uma mulher e sua filha.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 5.000 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos até a tarde desta sexta-feira (17).
"SITUAÇÃO DE DUAS CRIANÇAS SENDO LEVADAS PELAS CORRENTEZAS" #riograndedosuloficial #tempestade #enchentes
O vídeo que mostra o resgate de uma mulher e sua filha na Turquia, em 15 março de 2023, tem sido difundido nas redes de forma enganosa, como se retratasse o resgate de duas crianças em meio às recentes enchentes no Rio Grande do Sul. Na verdade, a filmagem foi feita no distrito de Süleymaniye, na província turca de Şanlıurfa, durante uma enchente que atingiu a localidade.
WATCH: Dramatic video from Turkey shows men reportedly rescuing a mother and her child getting swept away in flash floods pic.twitter.com/N2LCwPWM6o
— Insider Paper (@TheInsiderPaper) March 16, 2023
Em 15 de março do ano passado, chuvas torrenciais causaram uma série de inundações que provocaram destruição nas províncias turcas de Şanlıurfa e Adıyaman e resultaram em 20 mortes.
São recorrentes as peças de desinformação que usam vídeos de desastres naturais ocorridos na Turquia como se fossem relacionados à tragédia no Rio Grande do Sul. Em checagem anterior, Aos Fatos verificou que uma filmagem de caminhões transportando caixões foi feita em fevereiro de 2023 em Ancara, capital turca, em meio a um terremoto que vitimou mais de 50 mil pessoas na fronteira entre a Turquia e a Síria.