É falso que Paulo Pimenta (PT), ministro da Secretaria Extraordinária da Presidência de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, não bebeu a água filtrada pelos purificadores enviados pelo governo federal ao Rio Grande do Sul, como afirmam publicações nas redes. Os posts, que jogam dúvida sobre a eficácia dos equipamentos, usam uma gravação editada: no registro completo, é possível ver Pimenta tomando a água.
O vídeo editado com a alegação enganosa acumulava ao menos mil compartilhamentos no Facebook e centenas de curtidas no Instagram nesta sexta-feira (17). A peça de desinformação circula também no Telegram e no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).
Água reciclada por purificadores fornecidos pelo governo federal. O canalha do ministro não teve coragem de beber. Esse Pimenta é um grande FDP!!! Famoso faça o que eu digo e não o que eu faço!!!
Publicações nas redes distorcem um vídeo divulgado pelo ministro Paulo Pimenta para sugerir que ele não teria tomado a água dos purificadores enviados pelo governo ao Rio Grande do Sul porque os equipamentos seriam ineficientes. A gravação usada pelas peças de desinformação, no entanto, é editada, e outros registros do mesmo momento provam que o ministro bebeu, sim, a água filtrada.
Em vídeos feitos pela imprensa (veja abaixo) do evento, ocorrido em Porto Alegre no dia 8 de maio, é possível ver que tanto Pimenta — que à época era ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social) — quanto os outros políticos presentes, como a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) e o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes (PDT), beberam a água dos purificadores.
Diferentemente do que sugerem as publicações, os equipamentos entregues pelo governo federal são eficazes. Produzidos pela PWTech, eles atendem aos critérios de certificação do Ministério da Saúde e já foram usados pelo governo para oferecer água potável em outros momentos e a outras localidades.
A desinformação tem origem em uma publicação feita pelo próprio Pimenta: no dia 5 de maio, o ministro divulgou em seu perfil oficial no TikTok um vídeo em que aparece segurando um copo de água filtrada, mas não a bebe. A gravação foi editada e alguns trechos foram omitidos, incluindo o momento em que o político toma a água.
Ao analisar o vídeo editado, é possível perceber que o volume de água do copo de Pimenta diminui durante a gravação — o que sugere que, em algum momento, ele a teria bebido (veja a comparação abaixo).
A gravação tem circulado nas redes para desacreditar a eficiência dos purificadores enviados pelo governo. O vídeo é acompanhado de mensagens como “nem o ministro canalha teve coragem de beber” e “nem um único gole e eles ainda tem a vergonha de entregar isso para o povo”.
CORREÇÃO: Esta checagem foi atualizada às 17h40 do dia 17 de maio de 2024 para corrigir a informação referente ao cargo de Paulo Pimenta, que tomou posse em 15 de maio como ministro da Secretaria Extraordinária da Presidência de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul.