🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo não mostra caças americanos sobrevoando Tel Aviv

Por Luiz Fernando Menezes

23 de outubro de 2023, 15h35

Não é verdade que um vídeo que mostra quatro caças americanos sobrevoando uma cidade tenha sido gravado recentemente em Tel Aviv, capital de Israel. Apesar de Aos Fatos não ter localizado o registro original, indícios presentes nas imagens permitem afirmar que a filmagem foi feita na Califórnia, nos EUA.

Posts que compartilham o vídeo com a falsa alegação acumulavam mais de 2,4 milhões de visualizações no TikTok e 17 mil curtidas no Instagram até a tarde desta segunda-feira (23).


Selo falso

Caças americanos sobrevoando a capital de Israel. Agora o pau vai quebrar!

Vídeo de caças sobrevoando cidade circula no TikTok com legenda que diz que gravação foi feita em Tel Aviv

Um vídeo que mostra quatro aeronaves sobrevoando uma sinagoga tem circulado nas redes como se registrasse caças americanos atuando em território israelense em meio ao conflito entre o país e o grupo extremista islâmico Hamas. A gravação, no entanto, foi feita nos EUA, e não em Israel.

Apesar de não ter localizado o vídeo original, Aos Fatos conseguiu determinar a região em que a filmagem foi feita por meio dos edifícios que aparecem nas imagens (veja abaixo). Em determinado momento da gravação, por exemplo, é possível visualizar a fachada da sinagoga Sherith Israel, localizada em São Francisco, na Califórnia. Segundos antes, as imagens também mostram a Catedral Santa Maria de Assunção e o condomínio The Sequoias, ambos localizados na cidade americana.

Do lado esquerdo, um print do vídeo desinformativo mostra a sinagoga Sherith Israel, localizada em São Francisco, na Califórnia. Do lado direito, há um registro da mesma sinagoga no Google Maps
Sinagoga. Imagens compartilhadas por peça de desinformação mostram templo judaico localizado em São Francisco, na Califórnia (Reprodução/Google Maps)

Do lado esquerdo, um print mostra a Catedral Santa Maria de Assunção e o condomínio The Sequoias. Do lado direito, os mesmos edifícios aparecem em registros do Google Earth
Catedral. Outros edifícios que aparecem na gravação atestam que imagens foram feitas nos EUA (Reprodução/Google Earth)

É fato, no entanto, que os EUA anunciaram o envio de caças e de um porta-aviões ao Oriente Médio recentemente. Até o momento, no entanto, não há registros de que as aeronaves tenham participado do conflito entre Israel e Hamas.

Imagens descontextualizadas atribuídas ao confronto têm sido recorrentes nas redes desde o início dos ataques, no último dia 7. Aos Fatos já desmentiu, por exemplo, peças de desinformação que usavam vídeos de conflitos armados na Síria e até gravações de cenas de videogames.

Referências:

1. Google Maps (1 e 2)
2. CNN Brasil
3. Aos Fatos (1 e 2)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.