🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo mostra ataque turco à Síria em 2020, não do Hamas contra Israel

Por Marco Faustino

11 de outubro de 2023, 16h21

Um vídeo que mostra um sistema militar disparando mísseis durante a noite não registra um ataque recente do grupo extremista palestino Hamas contra Israel, como afirmam publicações nas redes. A filmagem, na realidade, foi feita na Síria, em fevereiro de 2020, durante um bombardeio feito pela Turquia.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 5.000 compartilhamentos no X (ex-Twitter) e 2.500 curtidas no Instagram até a tarde desta quarta-feira (11).


Selo falso

Sistema de lançamento múltiplo de mísseis do Hamas contra Israel.

Vídeo que mostra diversos mísseis sendo disparados circula acompanhado de legenda enganosa que alega que se trata de ataque promovido pelo Hamas contra Israel

Uma cena noturna que mostra um equipamento militar disparando mísseis voltou a circular nas redes acompanhada de uma legenda enganosa, que alega que se trata de uma filmagem feita recentemente em Israel. Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que o registro original foi publicado pela agência de notícias turca IHA em 3 de fevereiro de 2020 e retrata, na verdade, um ataque comandado pela Turquia contra a Síria.

O bombardeio foi uma resposta à morte de quatro soldados turcos em um conflito na região síria de Idlib. Na época, o Observatório Sírio para os Direitos Humanos afirmou que ao menos 13 soldados sírios morreram e 20 ficaram feridos. Já de acordo com o presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, morreram 35 militares sírios.

A retaliação turca ocorreu no contexto de uma guerra civil iniciada na Síria após uma série de protestos realizados em 2011 contra o regime do ditador Bashar al-Assad. A violência contra os manifestantes foi motivo de críticas da comunidade internacional, que se reuniu para pedir pela renúncia de Assad.

A Turquia, que apoiava os opositores de Assad desde 2011, foi ampliando sua participação militar ao longo do conflito. As tensões cresceram principalmente com a Rússia, que apoiava o regime sírio.

Em 2020, após quase dez anos de guerra, o noroeste da Síria se tornou o último reduto dos grupos armados de oposição ao regime de Assad e cenário de uma ofensiva do governo sírio para retomar a região. A escalada dos conflitos na região provocou o deslocamento de 300 mil civis em dezembro de 2019, de acordo com a ONU.

Leia mais
Nas Redes Vídeos de jogo circulam como se mostrassem guerra entre Israel e Hamas
Nas Redes Vídeo antigo de bombardeio na Faixa de Gaza circula como se fosse resposta recente aos ataques do Hamas
Nas Redes Cenas de game circulam como se mostrassem ataque de Israel contra o Hamas

Desde o início da semana, Aos Fatos tem checado diversas publicações enganosas sobre o conflito entre Israel e o Hamas, que já causou a morte de ao menos 2.300 pessoas. Nas redes brasileiras, destacam-se peças de desinformação que buscam associar o governo Lula (PT) ao grupo extremista e vídeos descontextualizados que circulam como se mostrassem cenas reais da guerra.

Referências:

1. YouTube
2. IHA (1 e 2)
3. G1 (1, 2 e 3)
4. BBC
5. Band
6. O Globo
7. ONU
8. Aos Fatos

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.