🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Cenas de game circulam como se mostrassem ataque de Israel contra o Hamas

Por Milena Mangabeira

10 de outubro de 2023, 17h50

Não é verdade que uma gravação mostra o momento em que Israel dispara mísseis contra bases do grupo extremista palestino Hamas, como alegam peças de desinformação nas redes. As imagens compartilhadas pelas publicações são, na verdade, registros do jogo de simulação de guerra Arma 3 que estão disponíveis no TikTok ao menos desde setembro.

Publicações com o conteúdo desinformativo acumulavam ao menos 500 mil visualizações no TikTok e 74 mil curtidas no Instagram até a tarde desta terça-feira (10).


Selo falso

Últimas notícias. Com armas de precisão, Israel ataca as bases do grupo terrorista H4m4s

Post enganoso usa imagens do jogo Arma 3 como se fossem registros de um ataque promovido por Israel contra o Hamas 

Publicações nas redes têm usado trechos do jogo de simulação de guerra Arma 3, desenvolvido pela empresa Bohemia Interactive, como se fossem registros de um ataque promovido por Israel contra bases do grupo extremista palestino Hamas. Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que o vídeo usado pelas peças de desinformação circula ao menos desde 4 de setembro deste ano.

@tknewyork99 #soldier #airdefense #system #missile #air #fyp #fypシ #military #simulation ♬ original sound - TkNewYork

Também é possível ver o mesmo armamento que aparece no vídeo descontextualizado sendo usado por jogadores em outros registros publicados nas redes:

Em nota publicada no X (ex-Twitter), a Bohemia Interactive disse lamentar que o Arma 3 esteja sendo usado para disseminar desinformação sobre o conflito no Oriente Médio. A empresa também publicou o link de uma nota postada originalmente em 2022 em que repudia o uso de trechos do jogo para a produção de conteúdo enganoso sobre a guerra na Ucrânia.

Leia mais
Nas Redes É falso que Lula doou R$ 25 milhões a Hamas via decreto
Nas Redes Vídeo não mostra militantes do Hamas invadindo de parapente festa em Israel
Nas Redes Vídeos de jogo circulam como se mostrassem guerra entre Israel e Hamas

Na última segunda-feira (9), Aos Fatos desmentiu outras peças de desinformação que também usavam trechos de Arma 3 como se fossem registros do conflito entre Israel e Hamas. No ano passado, o jogo também foi usado para em publicações enganosas sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia.

O Hamas atacou diversos pontos de Israel ao longo do último fim de semana, em uma ofensiva tratada como uma operação de retomada de território. Desde os atentados, o conflito já vitimou ao menos 1.830 pessoas até o momento. Há dois brasileiros entre os mortos.

Referências:
1. Arma3
2. X (@ArmaPlataform)
3. Bohemia Interactive
4. TikTok (@tknewyork99)
5. G1 (1, 2)
6. Aos Fatos (1, 2)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.