🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeos de jogo circulam como se mostrassem guerra entre Israel e Hamas

Por Marco Faustino

9 de outubro de 2023, 18h54

Não é verdade que vídeos mostram helicópteros de Israel sendo abatidos pelo grupo extremista palestino Hamas, como alegam publicações nas redes. Os registros, na realidade, mostram simulações de combate do jogo de guerra Arma 3.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de curtidas no Instagram e 30 mil visualizações no Kwai até a tarde desta segunda-feira (9).


Selo falso

Hamas derrubando helicópteros

Post engana ao compartilhar cenas do jogo online Arma 3 como se fossem imagens reais de soldado do Hamas derrubando um helicóptero israelense

Vídeos que mostram simulações de combate do jogo de guerra online Arma 3 têm circulado nas redes como e fossem registros reais do grupo extremista palestino Hamas derrubando helicópteros israelenses.

Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que as imagens que mostram um soldado usando um lança-mísseis foram publicadas originalmente no YouTube em 27 de fevereiro de 2023 — antes, portanto, do conflito mais recente no Oriente Médio, iniciado no último sábado (7). O registro mostra uma simulação de um helicóptero russo KA-50 sendo derrubado pelo sistema de defesa antiaérea portátil FIM-92F, que é fabricado pelos Estados Unidos

Já o segundo vídeo foi publicado originalmente no YouTube no dia 3 de outubro deste ano e mostra dois helicópteros de combate sendo abatidos por um sistema de defesa antiaérea.

Na legenda de ambos os registros originais é mencionado que as cenas pertencem ao jogo Arma 3, que é desenvolvido pelo estúdio Bohemia Interactive.

Leia mais
Nas Redes É falso que Lula doou R$ 25 milhões a Hamas via decreto
Nas Redes Vídeo não mostra militantes do Hamas invadindo de parapente festa em Israel

Guerra. É fato, no entanto, que Israel tem usado helicópteros na contraofensiva contra o Hamas, que atacou diversas cidades israelenses ao longo do fim de semana, em uma ofensiva tratada como uma operação de retomada de território. Segundo autoridades, ao menos 1.300 pessoas já morreram no confronto.

Referências:

1. TechTudo
2. YouTube (1 e 2)
3. G1
4. CNN Brasil

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.