Vídeo mostra fábrica de biscoito, não de castanha de caju falsificada

Por Marco Faustino

29 de abril de 2024, 17h02

Não é verdade que um vídeo mostra o processo de falsificação da castanha de caju no Brasil, como fazem crer publicações nas redes. O registro mostra, na realidade, o processo da fabricação de biscoitos salgados no formato do fruto.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 15 mil compartilhamentos no Facebook e 1.100 curtidas no Instagram até a tarde desta segunda-feira (29). As peças enganosas circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Vídeo mostra falsificação da castanha de caju

Vídeo que mostra produção de biscoitos em formato de castanha de caju circula como se fosse um processo de falsificação do fruto

Um vídeo que mostra o processo de fabricação de biscoitos salgados em formato de castanha de caju tem sido difundido por posts nas redes como se mostrasse a falsificação do fruto no Brasil. Embora Aos Fatos não tenha localizado o registro original, há registros semelhantes (veja abaixo) que mostram que o mesmo maquinário visto na filmagem é utilizado na fabricação de salgadinhos na Índia.

Consultado pelos sites de checagem Boom Live e Alt News, o empresário Tushar Pandya, de Mumbai, na Índia, que fabrica máquinas similares às vistas no vídeo, afirmou que não é possível produzir castanhas de caju de maneira artificial. Segundo Pandya, o maquinário manufatura biscoitos em formato de castanhas de caju à base de farinha, que são torrados antes de serem consumidos.

Aos Fatos também localizou anúncios em sites de varejo online na Índia em que o produto é, de fato, vendido como um biscoito com formato de castanha de caju, e não como se fosse o fruto verdadeiro.

Referências:

1. YouTube
2. Boom Live
3. Alt News
4. X
5. Flipkart

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.